Três indivíduos foram acusados nesta sexta-feira (31) por hackear algumas das maiores contas do Twitter (NYSE: TWTR) no dia 15 de julho. Entre os investigados está um adolescente de 17 anos que as autoridades prenderam e acusaram de ser o mentor do esquema.
Em julho, diversas celebridades, bilionários e empresas com os maiores perfis no Twitter foram aparentemente hackeados, incluindo a Apple, o Jeff Bezos, CEO da Amazon, o Bill Gates, fundador da Microsoft, o Joe Biden, candidato a presidência dos EUA, e o ex-presidente Barack Obama. As contas da rede social fizeram posts pedindo aos seguidores que enviassem bitcoins a um determinado endereço.
O CEO da Tesla, Elon Musk, foi o primeiro a ter sua conta invadida, postando um tweet no início da tarde desta quarta-feira onde promete dobrar o dinheiro enviado por qualquer pessoa que envie fundos via Bitcoin nos próximos 30 minutos. Logo depois, o tweet foi publicado por empresas como a Apple e o Uber.
Agora, Graham Ivan Clark, de Tampa, na Flórida, foi preso e acusado como maior de idade na sexta-feira em conexão com o incidente. Ele enfrenta 30 acusações criminais relacionadas ao hack, de acordo com um comunicado do escritório de um procurador estadual dos EUA.
Também foram acusados Mason Sheppard, de 19 anos, do Reino Unido, e Nima Fazeli, 22 anos, de Orlando, na Flórida, informou o Departamento de Justiça norte-americano. Ambos foram acusados pelo Departamento de Justiça dos EUA na sexta-feira.
“Agradecemos as ações rápidas da polícia nesta investigação”, afirmou o Twitter.
Não é a primeira vez que o Twitter sofre esse tipo de ataque
O ocorrido é o mais recente de uma série de falhas de segurança que o Twitter sofreu nos últimos anos. Em agosto do ano passado, a conta pessoal do CEO da rede social, Jack Dorsey, foi hackeada e usada para enviar tweets racistas.
Em 2017, várias contas relevantes foram invadidas e usadas para transmitir mensagens políticas. Além disso, o Twitter já havia sofrido com problemas técnicos em sua plataforma.
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Uma falha no software de publicidade no ano passado afetou a empresa de mídia social pois o Twitter era impedido de veicular anúncios para usuários com o mesmo nível de precisão que normalmente. Isso acabou levando alguns anunciantes a pausar ou reduzir os gastos na rede social.