O presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, divulgou nesta segunda-feira (26) as projeções da empresa para o próximo ano, prevendo um crescimento de 25% no mercado de veículos novos. Contudo, a montadora japonesa já preparou planos “A, B e até X” para dar respostas rápidas caso o resultado não seja tão positivo como o esperado.
Segundo o executivo da Toyota, “Temos plano A, B, C e até X a depender das variáveis econômicas e de como a covid vai evoluir nos próximos meses”, entretanto a previsão é de 2,5 milhões de veículos para 2021, ao passo que o mercado previsto para este ano é de aproximadamente 2 milhões de unidades.
Chang ainda ressaltou que o pior momento de fluxo de caixa na indústria de autopeças já teve seu fim, afirmando que e a empresa japonesa não enfrenta o problema de falta de insumos, como do aço, apontado por diversas indústrias, inclusive no segmento de veículos comerciais do setor automotivo. “Temos reunião com fornecedores toda semana e estamos caminhando com nosso plano”, pontuou o presidente.
Por último, o executivo falou sobre o câmbio alto, que segue sendo um grande desafio à empresa, que encontrou como alternativa para resolver a situação elevar o porcentual de componentes nacionais dos carros produzidos no Brasil, ao mesmo tempo em que busca aumentar as exportações. “É a única receita para administrar o impacto cambial na nossa operação”, comentou o presidente da Toyota.
Toyota registra pior lucro trimestral em 9 anos, devido à pandemia de Covid-19
A Toyota registrou seu pior lucro líquido trimestral em nove anos, devido às consequências geradas pela pandemia de coronavírus (Covid-19). O valor apresentado no primeiro trimestre fiscal foi de 158,84 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,5 bilhão). O número representa uma queda de 74% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, as vendas de carros da gigante do meio automotivo caíram pela metade.
Já o lucro operacional da montadora teve queda de 98%, para 13,9 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 131,73 milhões), no primeiro trimestre fiscal da montadora em 2020. Mesmo sendo fraco, o número veio abaixo da estimativa feita por analistas consultados pela Refinitiv.
A receita da Toyota caiu 40%, na comparação ano a ano, para 4,601 trilhões de ienes, e o lucro operacional doméstico retraiu 82%, para 77,4 bilhões de ienes.