O CEO da Toyota na América Latina, Masahiro Inoue, e o presidente da unidade brasileira da gigante japonesa do setor automotivo, Rafael Cheng, comunicaram que a empresa irá investir R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo. O anuncio foi feito nesta quinta-feira (19), em Nagoia, no Japão.
O investimento da Toyota será atribuído à fabricação de um novo modelo de automóvel para o mercado brasileiro de carros. A venda deste modelo deve ser feita em 2021.
“Mais uma grande conquista do estado de São Paulo com esse novo investimento da Toyota de R$ 1 bilhão e geração de 300 novos empregos, dando sequência a uma série de resultados na captação de investimentos internacionais”, disse o João Doria, que está no Japão e participou do anúncio da Toyota.
Em abril deste ano, a montadora japonesa já havia anunciado um investimento em uma fábrica brasileira, localizada em Indaiatuba, também no interior de São Paulo. O aporte anunciado era de R$ 1,6 bilhão, e seria utilizado para fabricar um Corolla híbrido, com tecnologia flexfuel e motor elétrico.
“Esse anúncio de mais um investimento que fazemos no Brasil é o resultado do trabalho conjunto de nossos colaboradores, fornecedores, concessionários, sindicatos e o governo e reforça nossa visão de longo prazo no país”, disse Inoue, CEO da Toytota.
Toyota e Suzuki
No dia 28 de agosto, a Toyota anunciou que iria assumir a participação de 4,9% na Suzuki Motor Corporation. A Toyota desembolsou US$ 908 milhões para fazer o negócio. Desde 2016 as montadoras ensaiam uma parceria.
Veja também: Banco Pan já possui demanda suficiente para seu follow-on, diz jornal
A Suzuki também irá fazer um investimento de US$ 454 milhões de dólares na Toyota. Em 2017, as duas montadoras japonesas fizeram um acordo para trabalharem juntas no desenvolvimentos de tecnologia ecológica e de segurança para automóveis.
Além disso, a Toyota e a Suzuki irão desenvolver tecnologias de carros autônomos. Em 2009, a Suzuki fez uma aliança com a Volkswagen. A empresa alemã chegou a comprar uma fatia de 19,9% da montadora japonesa. Entretanto, em janeiro de 2010, a Suzuki rompeu com a Volkswagen.