TIM (TIMS3) quer entrar no mercado de energia solar; “Vamos atuar como canal de vendas”, explica executivo

A TIM (TIMS3) planeja entrar no mercado da energia solar. Segundo informações divulgadas neste sábado (28), a empresa telefônica utilizará a sua equipe comercial espalhada pelo País para impulsionar as vendas do novo projeto.

“Não queremos entrar nesse mercado por conta própria. Estamos buscando um parceiro que consiga investir e disponibilizar essa capacidade em todo o Brasil e vamos atuar como canal de vendas, força comercial”, explicou Renato Ciuchini, vice-presidente da TIM Brasil.

Em entrevista à CNN Brasil, o executivo disse que a ideia é levar a operação de energia solar “de uma maneira bastante ampla para o país”.

O mercado de energia está passando por um processo de renovação muito grande, semelhante aquele que aconteceu com o setor de telecomunicações cerca de 20, 30 anos atrás. E um dos principais motores dessa inovação é a geração distribuída compartilhada.

Para Ciuchini, o mercado de energia solar encontra dois desafios atualmente:

  • Capacidade de geração distribuída pelo País;
  • Canal de vendas para chegar no cliente final.

“Aonde uma empresa de telecomunicações consegue ajudar essa inovação? Com o canal de vendas. Temos uma base de clientes muito grande, 60 milhões, e estimamos que 10% dessa base seriam potenciais clientes de uma solução de energia solar de geração distribuída, o que é um mercado muito grande”, detalhou ele.

Confira a entrevista na íntegra:

Energia solar no Brasil

A energia solar passou a energia eólica e tornou-se a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a “energia do Sol” chegou a 23.854 megawatts (MW) de potência instalada, o que corresponde a 11,2% da capacidade nacional.

Atualmente, a energia solar encontra-se atrás apenas da geração hidrelétrica, que corresponde a 51,3% do parque nacional, com potência de 109.719 MW. Em terceiro lugar ficou a energia eólica, que equivale a 11,1% da capacidade nacional, com 23.754 MW.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), desde 2012, a energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 120,8 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 705 mil empregos e proporcionou R$ 38 bilhões em arrecadação para os cofres públicos.

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno