A Tim (TIMP3) e a startup Agrosmart fecharam uma parceria com o intuito de oferecer soluções de agricultura digital, segundo informou a empresa de telefonia nessa segunda-feira (21).
Nesse sentido, a startup paulista ofertará condições simplificadas para que os clientes da Tim usem os seus serviços.
Além disso, a empresa de telefonia passará a atender grandes grupos agrícolas, ao passo que a companhia espera aumentar a atividade futuramente.
Vale destacar que a Agrosmart é a principal plataforma de agricultura digital da América Latina, de acordo com seu site. A empresa monitora, atualmente, a produção de 800 mil hectares no Brasil. Entre seus clientes estão: Nestlé e Cargill.
A startup analisa dados em tempo real para fazer recomendações para companhias do setor agropecuário.
“Acreditamos no poder da ciência de dados e de ferramentas de inteligência artificial para elevar o potencial destes dados em influenciar a tomada de decisão do produtor, criando uma cadeia agrícola mais produtiva, transparente e sustentável”, explica o site da startup.
Além disso, o diretor de Marketing Corporativo e IoT da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno, afirmou que quer ter no portfólio, em um período de um ano, dez startups. Ele afirmou também que a próxima deverá ser anunciada ainda em 2020, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”.
Resultados da Tim no 2T20
A operadora de telefonia e internet registrou lucro líquido de R$ 260 milhões no segundo trimestre de 2020. O valor representa uma queda de cerca de 24% em relação ao mesmo período de 2019, mesmo com a empresa apresentando uma expansão em sua base de clientes de banda larga fixa e manutenção nas linhas pós-pagas de telefonia móvel.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da Tim ficou em R$ 1,98 bilhão no segundo trimestre de 2020, permanecendo praticamente estável na comparação ano a ano.
A base de clientes banda larga da Tim cresceu em cerca de 20% no segundo trimestre, atingindo 606 mil. Por outro lado, as linhas pós-pagas de telefonia celular ficaram estáveis, frente ao mesmo período do ano passado, em 21,3 milhões. Já as linhas pré-pagas tiveram queda de 8,7%, somando 30,7 milhões. A receita líquida da empresa também caiu, em 6,5%, para R$ 3,9 bilhões, frente o resultado do segundo trimestre de 2019.