TIM lança Black Família com atendimento humano; empresa cai na B3

Na contramão da tendência de automação comercial adotada pelos serviços de telecomunicações no mundo, no atendimento ao público, a TIM (TIMP3) lançou o plano “TIM Black Família“, que conta com atendimento humano, na última terça-feira (3).

Contudo, a estratégia desanimou os investidores, e as ações ordinárias (ON) da TIM caíam 3,62% a R$ 10,64 no fechamento da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Deste modo, durante a tarde, a companhia liderava as perdas do Ibovespa. Além do atendimento humano, a novidade da empresa também conta com:

  • inclusão de plano do serviço de streaming de filmes e séries Netflix;
  • ligações internacionais;
  • serviço de streaming de músicas da Deezer (TIM Music);
  • acesso a revistas e jornais (TIM Banca Virtual).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1080X250.png

O TIM Black Família tem foco nas classes A e B. O teleatendimento do plano é exclusivamente humano. Além disso, recentemente a empresa de telefonia realizou atualizações em seu aplicativo para smartphones. Deste modo, os assinantes poderão acompanhar e controlar o uso de todos os dependentes vinculados ao plano.

O plano de celular TIM Black Família foi lançado durante evento no Rio de Janeiro. E contou com a presença do presidente-executivo da companhia, Pietro Labriola. O CEO assumiu o cargo no início de abril deste ano.

Nos demais planos da TIM, o atendimento é feito pelo assistente digital, a Unidade de Resposta Audível (URA). Desta forma, uma voz gravada sugere as opções de menu, por meio de números a serem digitados no telefone e ou/celular.

Saiba mais – TIM tem alta de 2,5% no lucro e registra R$ 251 milhões no 1º trimestre

Netflix e ligações internacionais

Uma assinatura da Netflix, na modalidade com duas telas simultâneas e qualidade de vídeo HD, foi inclusa no TIM Black Família. Todavia, o acesso ao Netflix não é ilimitado, como no WhatsApp e outras redes sociais.

Caso o consumidor assista aos vídeos com o sinal móvel, o consumo de dados da atividade constarão nos limites do plano. Dentre os planos de estão os limites de dados a serem consumidos:

  • 30 gb com um dependente: R$ 199,99;
  • 60 gb com dois dependentes: R$ 269,99;
  • 100 gb com três dependentes: R$ 319,99;
  • 180 gb com cinco dependentes: R$ 499,99.

Além disso, no evento da divulgação, Pietro Labriola explicou que o novo plano deve preencher um buraco no portfólio da empresa, que não possuía oferta das as famílias. O diferencial perante a concorrência é a inclusão de um serviço internacional aos clientes.

Deste modo, o TIM Black Família conta com 30 minutos de ligação em roaming internacional. Além disso, o WhatsApp é liberado por sete dias no exterior, para envio de mensagens, além de fotos e vídeos.

“A Vivo está em primeiro lugar e tenho de cumprimentá-la, porque tem trabalhado bem. Agora, apesar de termos chegado atrasados com o plano família, queríamos apresentar algo inovador, com uma oferta de entretenimento, que pode nos levar ao segundo lugar”, disse Labriola.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1080X250.png

TIM quer desbancar a Claro

No evento de lançamento do novo plano, Pietro Labriola afirmou que a TIM voltou para o jogo e busca uma forma de desbancar a Claro. Deste modo, o TIM Black Família entra no mercado com este propósito.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil conta com:

  • 125,78 milhões de linhas pré-pagas;
  • 102,85 milhões de linhas pós-pagas.

A Vivo (VIVT3) conta com a 73,58 milhões de linhas. Enquanto a Claro e a TIM ficam no segundo e terceiro lugares do pódio, respectivamente. A diferença do total de linhas entre as duas operadoras é de cerca de 1 milhão.

Por isso, a nova gestão da TIM mira no concorrente mais próximo, a Claro. A Oi (OIBR3), que está em quarto lugar, tem 37,58 milhões de linhas.

A Telecom Italia, controladora TIM, estima que a operação brasileira tenha um crescimento de receita entre 2% e 5%. De acordo com o “Correio Braziliense”, parte deste acréscimo deve vir do aumento da carteira de clientes que vão migrar do plano pré-pago para o pós-pago. Isto, pois, esta é a tendência observada no mercado nos últimos anos.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno