O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou duas ordens executivas na última quinta-feira (6) impondo novos limites às redes sociais chinesas TikTok (da ByteDance) e WeChat (Tencent). A ação pode aumentar ainda mais as tensões com Pequim. Com isso, na prática, Trump deu um total de 45 dias para uma empresa americana comprar as operações da TikTok , para que o aplicativo não seja suspenso no país.
As solicitações feitas pelo presidente norte-americano também proibiriam qualquer operação com os proprietários dos aplicativos chineses. “Qualquer transação por qualquer pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos, com a ByteDance Ltd [e também a Tencent]”, informou o comunicado assinado pelo presidente dos EUA. Com isso, os cidadãos dos EUA terão menos acesso aos apps, pois a demanda do presidente aumenta a possibilidade de proibir que eles baixem os aplicativos nas lojas de aplicativos da Apple ou do Google.
As novas falas de Trump também aumentaram a pressão sobre a Microsoft e a responsável pelo TikTok, a ByteDance Ltd., para realizarem um acordo em relação às operações nos EUA. O solicitação do TikTok formaliza os pedidos anteriores de Trump, que visam o encerramento do aplicativo em solo norte-americano, caso nenhum comprador dos EUA feche um acordo em até 45 dias.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!