O download do popular aplicativo de vídeos curtos TikTok pode ser proibido nos Estados Unidos a partir das 23h59 desse domingo (27). Contudo, há a possibilidade de uma decisão judicial barrar a restrição, já que ainda nesse domingo, deve acontecer uma audiência sobre a proibição do download do aplicativo no País norte-americano.
Vale lembrar que o download do TikTok nos EUA estava previsto para ser restrito já na semana passada, de acordo com uma ordem executiva do presidente norte-americano Donald Trump.
O mandatário afirmou que pretendia banir o popular aplicativo chinês do País se a plataforma não fosse vendida para uma empresa estadunidense, alegando questões de segurança nacional.
Entretanto, a ByteDance já está em negociação avançada com a Oracle e o Walmart, o que acabou impedindo que a proibição de downloads fosse aplicada na última semana.
Governo de Trump não concede novo prazo para TikTok ceder controle
Além disso, na última sexta-feira (25), o governo norte-americano decidiu não conceder um novo prazo de transferência de controle do popular aplicativo chinês para as empresas norte-americanas. Consequentemente, os Estados Unidos devem proibir atualizações e downloads do TikTok a partir de hoje.
Vale lembrar que na última quarta-feira (24) a ByteDance entrou com uma ação contra as restrições dos EUA. O juiz deu um prazo de 24 horas para o governo adiar a decisão ou explicar sua posição. De acordo com o documento enviado ao tribunal, Donald Trump não mudou de ideia e pretende cumprir o decreto que foi assinado em agosto.
Portanto, neste domingo haverá uma audiência e o juiz deverá decretar a decisão final a respeito do caso TikTok no país. Se mantida a restrição, ela começará a valer a partir das 23h59 do mesmo dia.
Notícias Relacionadas