Tesouro Nacional sofreu ataque hacker, segundo Ministério da Economia
O Tesouro Nacional foi alvo de um ataque hacker na noite da última sexta-feira (13), segundo o Ministério da Economia. A invasão foi do tipo “ransomware”, na qual um tipo de vírus impede o acesso a informações e os criminosos geralmente pedem um resgaste para liberar o acesso ao sistema.
Segundo o Ministério da Economia, medidas de contenção foram tomadas imediatamente, e a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso sofrido pelo Tesouro.
Apesar do ataque hacker ao Tesouro Nacional, a pasta informou que não houve danos aos sistemas da dívida pública. Os efeitos da ação estão sendo analisados pelos especialistas em segurança do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.
“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, afirmou. No entanto, o ministério não detalhou se dados foram capturados.
Neste ano, vários grandes nomes sofreram este tipo de ataque cibernético, como a JBS (JBSS3), a Cyrela (CYRE3) e a Colonial Pipelina, rede de oleoduto dos Estados Unidos.
Confira o comunicado do Ministério da Economia na íntegra:
“Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional. As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada.
Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.
Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.
Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, informou o Ministério sobre o ataque ao Tesouro Nacional.