De olho na liquidez da curva de juros, o Tesouro Nacional realizará uma captação no mercado externo. Segundo as informações divulgadas nesta quarta (5), um novo benchmark de 10 anos, com vencimento em 2023, será realizado pela instituição.
“O objetivo da operação é dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira”, destacou o Tesouro em comunicado à imprensa.
A operação de títulos em dólares do Tesouro Nacional será liderada pelos bancos Bank of America, BNP Paribas e Morgan Stanley. “Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado ao final do dia de hoje”, ressaltou o órgão.
Essa é a primeira emissão externa de títulos públicos do Tesouro Nacional durante a nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em dezembro de 2020, uma operação similar vendeu US$ 2,5 bilhões em títulos da dívida externa. Em julho de 2020, outra emissão captou US$ 3,5 bilhões.