Tesla (TSLA34) faz entrega recorde de mais de 310 mil veículos elétricos no 1T22
A Tesla (TSLA34), do Elon Musk, anunciou neste sábado (2) a entrega recorde de mais de 310 mil veículos elétricos no primeiro trimestre deste ano, um salto de 68% em relação ao mesmo período de 2021. O desempenho superou as expectativas do mercado norte-americano, de 309 mil.
“Este foi um trimestre excepcionalmente difícil devido a interrupções na cadeia de suprimentos e à política de zero Covid da China”, escreveu o fundador da Tesla, Elon Musk, em seu perfil no Twitter. “O excelente trabalho da equipe da Tesla e dos principais fornecedores salvaram o dia”, acrescentou.
A produção da Tesla no primeiro trimestre foi de mais de 305 mil veículos, um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano passado. No comparativo trimestral, porém, foi vista uma queda. Foram produzidos exatos 305.407 veículos elétricos de janeiro a março ante 305.840 unidades nos três meses imediatamente anteriores.
A companhia afirmou que enfrentou no período desafios contínuos da cadeia de suprimentos e a paralisação de uma fábrica na China, mencionados pelo seu fundador.
A Tesla informou ainda que hoje divulgou apenas dados preliminares e seus demonstrativos financeiros serão conhecidos no próximo dia 20, quando a companhia publicará o balanço do primeiro trimestre.
“As entregas de veículos da Tesla representam apenas uma medida do desempenho financeiro da empresa e não devem ser consideradas como um indicador de resultados financeiros trimestrais”, explicou.
Tesla (TSLA34) salta 9% após companhia propor desdobramento de ações
A Tesla (TSLA34) anunciou nesta segunda-feira (28) que pretende aprovar um desdobramento de ações, para conseguir pagar dividendos aos acionistas, de acordo com o jornal CNBC.
Após o anúncio, o BDR da Tesla saltou e finalizou o pregão do dia em alta de 9,22%, a R$ 163,01. Na Nasdaq a alta foi de 8%, para US$ 1.091,84.
A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da companhia e votada em assembleia anual.
Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission), a Tesla afirmou que quer “um aumento no número de ações ordinárias… para permitir um desdobramento de ações ordinárias da companhia na forma de bonificação em ações”. A ideia é distribuir dividendos.
A CNBC aponta que, caso haja uma divisão de 6 por 1, os investidores receberão um dividendo de cinco ações para cada ação da Tesla que possuem, algo histórico na empresa.
A Tesla dividiu suas ações pela última vez em agosto de 2020, e as ações mais que dobraram desde que a divisão de 5 por 1 entrou em vigor em 31 de agosto de 2020.
(Com informações do Estadão Conteúdo)