Tesla (TSLA34) pode reduzir preços, se a inflação “se acalmar”, diz Elon Musk
O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla (TSLA34), disse nesta sexta-feira (15) que a companhia pode reduzir preços dos carros elétricos, se houver queda inflacionária nos Estados Unidos.
Elon Musk se pronunciou a respeito da inflação quando respondia, em rede social, se a Tesla planejava diminuir os preços que a montadora havia elevado devido à pandemia e problemas na cadeia de fornecedores.
“Se a inflação se acalmar, podemos baixar os preços dos carros”, respondeu Musk.
If inflation calms down, we can lower prices for cars
— Elon Musk (@elonmusk) July 15, 2022
A Tesla aumentou os preços dos carros várias vezes nos últimos meses, com base no crescimento de custos de matérias-primas como alumínio e lítio, comumente utilizado em carros e baterias, além da dificuldade para obtenção de chips, entre outros itens, pela escassez em todo o setor.
Tesla (TSLA34): vendas de veículos da caem no 2º trimestre após problemas com fábricas
As vendas de veículos da Tesla (TSLA34) desaceleraram no segundo trimestre deste ano, após um surto de Covid-19 paralisar a maior fábrica da empresa em Xangai, na China, e ampliar as pressões sobre as cadeias produtivas globais.
A empresa informou neste sábado (2) que entregou 254.695 automóveis a clientes nos três meses encerrados em junho, após 310.048 entregas entre janeiro e março. Analistas consultados pela FactSet esperavam cerca de 264 mil vendas no período. A desaceleração trimestral é a primeira em mais de dois anos.
Além do fechamento da indústria na China, a Tesla teve problemas também para acelerar novas fábricas na Alemanha e no Estado americano do Texas. Assim, a gigante dos carros elétricos fundada por Elon Musk produziu 258.580 veículos no segundo trimestre, ante 305.407 no primeiro.
Além disso, a empresa americana do ramo automotivo, fechou as portas de seu escritório em San Mateo, na Califórnia, demitindo cerca de 200 funcionários. As informações foram fornecidas por um dos funcionários para a Agência Reuters.
Os funcionários demitidos na Tesla trabalhavam no sistema de assistente de motorista Autopilot e eram, em sua maioria, remunerados por hora.
Eles atuavam na anotação de dados, revisando e rotulando visuais coletados de veículos Tesla para ensinar o sistema Autopilot a lidar com determinados cenários.
Embora já houvessem sido informados de que se mudariam para uma unidade em Palo Alto gradualmente a partir deste mês, após o vencimento do contrato de aluguel de San Mateo, a maioria dos trabalhadores foi demitida ontem (28).
Alguns trabalhadores também esperavam que a Tesla transferisse parte deles para cargos com salários mais baixos em Buffalo, Nova York, visando economizar custos.