O Terminal da Ilha Guaíba, na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, terá utilização de energia armazenada em baterias produzidas pela empresa automotiva americana, Tesla (NASDAQ: TSLA), para gerar eletricidade. O projeto será instalado pela Vale (VALE3) em parceria com a MicroPower e a Siemens. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo, nessa segunda-feira (24).
A utilização do conjunto de baterias da Tesla representará o primeiro projeto no Brasil da empresa fundada pelo empresário Elon Musk.
O projeto da Vale tem a finalidade de substituir a energia que é consumida da rede elétrica que vem da concessionária nos horários entre 18 as 21 horas, que apresentam maior demanda de energia e consequentemente o período em que a tarifa é mais cara.
De acordo com o diretor de Energia da Vale, Ricardo Mendes, as baterias serão capazes de atender o equivalente a 45 mil residências por uma hora, o que permitirá a redução dos custos de energia em aproximadamente 20%.
“As baterias já chegaram. Agora, é só preparar a área e fazer a conexão ao sistema elétrico. É a primeira vez que estamos usando baterias para prover energia em uma área industrial. O uso de baterias é uma das tecnologias que deverá ser aplicada ainda para substituição de diesel por energia elétrica renovável em outros equipamentos de transporte, como locomotivas e caminhões fora de estrada” afirmou o diretor.
Primeiro projeto da Tesla no Brasil
Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower, empresa que integra sistema de baterias na rede elétrica para o setor industrial, será o responsável pela operação das baterias da Tesla no terminal da Vale. Krapels afirmou que abriu o escritório da empresa há dois meses em São Paulo.
“Esse é o maior sistema de baterias de íon-lítion do Brasil e o primeiro modelo do tipo da Tesla no Brasil. A importância da Tesla para o projeto é que isso marca a chegada da companhia no Brasil. A Micropower é a parceira da Tesla no Brasil e estamos trabalhando para o desenvolvimento do mercado” comunicou Krapels.
Mendes declarou que o programa da Vale pretende reduzir as emissões de gases poluentes. Com essa finalidade, deve investir cerca de 2 bilhões de dólares em projetos sustentáveis em dez anos. Esclareceu, também, que o Brasil deve ser um mercado significativo para os fabricantes de baterias no mundo.
Saiba Mais: Elon Musk anuncia a construção de mais uma fábrica da Tesla
“Hoje as baterias podem ser usadas como apoio à geração solar e eólica e, assim, garantir energia estável 24 horas por dia.”, afirma Krapels.
A previsão é de que as baterias da Tesla sejam instaladas no terminal da Vale entre novembro e dezembro desse ano.