Tesla fecha lojas físicas para iniciar vendas do Model 3, promessa de Musk
A Tesla Motors vai fechar algumas de suas lojas ao redor do mundo e torná-las online para ajudar nas vendas do Model 3, o esperado carro elétrico de US$ 35 mil. O veículo é uma promessa do CEO da companhia, Elon Musk.
Tornar todas as vendas online vai permitir à Tesla reduzir o preço do Model 3 em média 6%, de acordo com o publicado pela empresa nesta quinta (28). As vendas já estão disponíveis, quase três anos após a companhia começar a receber as encomendas.
Saiba mais: Elon Musk violou acordo com órgão dos EUA que pede acusação
“Pelos próximos meses, nós estaremos fechando as portas de muitas de nossas lojas, deixando uma pequena quantidade delas em locais de grande circulação como galerias, mostruários e nos centros de informação da Tesla”, informou a empresa. “O mais importante para os consumidores nos Estados Unidos entenderem é que, com as vendas online, qualquer um em qualquer estado pode rápida e facilmente comprar um Tesla”.
As ações da Tesla caíam 1,9% no fim do pregão antes de serem suspensas. Os papéis estavam se valorizando dois dias antes do anúncio.
Saiba mais: Elon Musk nomeia desconhecido como diretor financeiro da Tesla
SEC contra Musk
O presidente da Tesla deve ser acusado de desacatar uma decisão judicial após violar o acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC, regulador do mercado de capitais dos EUA).
O pedido de acusação, feito pelo órgão na última segunda-feira (25), é baseado em um mensagem publicada por Elon Musk no última terça-feira (19). Pelo Twitter, o cofundador da empresa falou sobre as projeções de produção da empresa para este ano.
Saiba mais: Elon Musk diz que Tesla vai cortar 7% dos funcionários
Pela rede social, o presidente da Tesla afirmou que a empresa fabricaria cerca de 500 mil veículo este ano. A previsão de Musk veio bem acima do estimado para a empresa.
No entanto, quatro horas depois, o presidente se explicou afirmando que a empresa produzirá 400 mil veículos em 2019, mas que espera que sejam fabricado 500 mil unidades.
Dessa forma, com a maior margem de produção postada por Musk, os investidores poderiam ser levados a negociar ações da companhia.
De acordo com a SEC, “Musk não buscou ou recebeu pré-aprovação antes de publicar esse tuíte, que foi incorreto e disseminado a mais de 24 milhões de pessoas”.