Ícone do site Suno Notícias

Tenho BDRs do Nubank (NUBR33): o que muda e o que devo fazer?

Nubank (NUBR33):

Nubank (NUBR33) Foto: Getty Images.

O Nubank (NUBR33) anunciou, nesta quinta-feira (15), que iria deixar de ser listado na B3.

A mudança ocorre porque o BDR do Nubank será reduzido do nível III para o nível I. Na prática, a fintech deixará de ser companhia aberta no Brasil — mantendo esse status somente nos EUA.

A partir de então, muitos dos mais de 7 milhões de investidores da companhia (muitos conquistados a partir do programa NuSócios, que ofereceu um BDR a quem era cliente da instituição na época da abertura de capital) passaram a questionar o que aconteceria com seus papéis e o que esperar, em termos práticos, com a mudança anunciada pelo banco.

São três as opções para o investidor que atualmente tem BRDs do Nubank:

Detalhes da mudança dos BDRs do Nubank

Alguns pontos merecem atenção do investidor diante da mudança anunciada pelo Nubank.

Para o investidor que detém somente uma unidade de BDR, como o distribuído no programa NuSócios, a segunda opção se torna inviável, pois, para ter direito a uma ação do Nubank na Nyse, são necessários 6 BDRs.

Além disso, esta alternativa demanda que o investidor tenha conta em um banco ou corretora nos Estados Unidos.

O investidor atrelado ao programa NuSócios deve ainda atentar a outro detalhe: na ocasião da distribuição dos BDRs antes do IPO, o Nubank estipulou que os NuSócios não poderiam negociar seus papéis no mercado antes do Nubank atingir seus 12 meses na bolsa.

Embora um dos comunicados divulgados pelo Nubank reforce esse prazo, outro indica que os NuSócios poderão escolher entre trocar ou vender os BDRs “antes do término do período específico de lockup do programa”.

Para o investidor que opta pela terceira opção e decide vender seus BDRs, a companhia informou, via fato relevante, que isso ocorrerá por meio de um “processo de venda facilitado a ser instituído pela companhia”.

Qual o cronograma?

Depois da aprovação pelo Conselho de Administração, o plano de descontinuidade dos BDRs nível III do Nubank segue para aprovação da B3.

Após a aprovação na bolsa brasileira, o Nubank deve detalhar os procedimentos aos investidores, que terão um período inicial de 30 dias para decidir quais das três opções do que fazer com os BDRs irão escolher.

Em comunicados ao mercado, o Nubank fala em “processo faseado”, mas até apresentou um cronograma concreto a seus investidores.

Os BDRs operam em forte queda de 5,67%, a R$ 4,49, no intradia. As ações do Nubank em Nova York caem 6,79%, para US$ 5,14.

Sair da versão mobile