Levantamento da App Annie mostra que 2021 teve US$ 135 bilhões investidos em aplicativos e games, contra US$ 112 bilhões em 2020, quebrando um novo recorde. O app de mensagens Telegram foi o que mais acumulou usuários mensais ativos ao longo de 2021.
A App Annie, conhecida pelos estudos com os aplicativos móveis, lembra que o Instagram e o Zoom vêm logo em seguida no ranking de crescimento liderado pelo Telegram.
“2021 será lembrado como o ano em que as pessoas se cansaram de ser desrespeitadas por corporações gananciosas e escolheram a privacidade e a consistência do Telegram”, disse o presidente do app, Pavel Durov.
O grande impulso foi a alta de downloads após a nova política de privacidade do WhatsApp, principal concorrente do aplicativo de mensagens.
O WhatsApp perdeu 1,8 milhão de usuários, segundo documentos internos da Meta (FBOK34) — ex-Facebook, dona do app — aos quais o Tilt teve acesso como parte da investigação internacional sobre os Facebook Papers.
Além disso, quedas como o ‘apagão’ de sete horas dos aplicativos da Meta (holding dona do Facebook, WhatsApp e outros aplicativos) também gerou alta de acesso no aplicativo.
‘Economia dos aplicativos’ só cresceu
Segundo a empresa, o gasto em lojas de aplicativos só aumenta desde o lançamento (há cerca de 10 anos) apesar de previsões de desaceleração.
Assim como nos anos anteriores, os gastos com iOS dominam: 65 centavos em cada dólar de economia de aplicativo são gastos pelos usuários da Apple.
Fora dos jogos, mais de um terço dos gastos não relacionados aos games agora vêm de aplicativos sociais e de entretenimento.
“Prevemos um enorme crescimento para ambos nos próximos anos – com a receita de aplicativos de entretenimento aumentando para US$ 12 bilhões em 2022. Isso é o dobro do total para 2020″, diz relatório da empresa.
De acordo com o levantamento da App Annie, até o fim deste ano, os usuários de celulares Android e iOS terão baixado mais de 140 bilhões de apps no geral — 10 bilhões a mais do que em 2020.
Entre os países, a Índia, um dos mais populosos do mundo, baixou 20% dos aplicativos, ao passo que os EUA tem 9% dessa fatia e o Brasil, 8%.
TikTok em alta
Um dos aplicativos mais utilizados pelo público mais jovem, o TikTok foi considerado o app com os maiores gastos de 2021. Segundo a companhia, o aplicativo gerou um efeito global que mudou o consumo de aplicativos.
“O aplicativo de compartilhamento de vídeo da ByteDance é uma força cultural global agora. Na verdade, projetamos que ultrapassará 1,5 bilhão de usuários nos próximos 12 meses. Sua influência nos dados de 2021 é evidente. Ele ficou em segundo lugar no gráfico de gastos de aplicativos de breakout e também impulsionou o CapCut para o topo de downloads”, diz o relatório.
Segundo a empresa, isso se dá porque CapCut é uma ferramenta de edição para TikTok, que foi lançada globalmente em abril de 2020.
Acesse o Telegram da Suno
Marcando presença no app que mais cresceu no ano, a Suno tem canais de notícias e de investimentos no Telegram. Você pode acessar o primeiro aqui, e o segundo aqui.
Notícias Relacionadas