A fabricante de armas Taurus (TASA3; TASA4) informou nesta quinta-feira (10) que iniciou a produção de carregadores de armas leves, tanto para o mercado nacional quanto para o mercado internacional, em sua joint venture em Guarulhos, em São Paulo.
No entanto, em 2021 as operações devem ser transferidas para o complexo industrial da Taurus em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, de acordo com o comunicado.
“Com o início da produção na joint venture vai tornar a Taurus autossuficiente na produção de carregadores, mercado atualmente dominado por poucos fornecedores estrangeiros”, salienta a fabricante de armas.
Além disso, a companhia aponta que o início da produção na joint venture permite uma redução de custo para suas operações. Nesse sentido, a Taurus projeta que entre os resultados operacionais e redução de custo o projeto poderá gerar mais de R$ 100 milhões nos próximos 5 anos.
A demanda anual da fabricante de armas é de cerca de 5 milhões de carregadores, levando em consideração as fábricas do Brasil e dos EUA. Segundo o documento, a joint venture terá uma capacidade instalada de 7,4 milhões por ano, até o fim de 2022.
“O início dessa nova operação é mais um passo para alcançarmos o objetivo de tornar a Taurus o maior fabricante de armas leves do planeta”, destaca.
Com importação liberada, foco de investimento será nos EUA
O comunicado de hoje, vem um dia após a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerar a alíquota de importação de revólveres e pistolas.
A Taurus comunicou ao mercado na última quarta-feira (9) que a resolução do governo não terá impacto significativo em suas operações. No entanto, a decisão, segundo a fabricante de armas, fará com que a empresa priorize seus investimentos nos Estados Unidos.
a companhia esclareceu que o mercado doméstico é inferior a 15% de suas vendas, cujas margens são inferiores as das exportações.
A fabricante salientou também que é uma multinacional com fábrica nos EUA e uma futura operação na Índia, o que dá à companhia as mesmas vantagens da resolução da Camex.
Última cotação
A ação da Taurus (TASA4) encerrou o dia reportando uma queda de 4,11%, valendo R$ 15,63.