Os acionistas da Taesa (TAEE11) receberão nesta segunda (23) novos dividendos distribuídos pela companhia.
Os dividendos da Taesa que serão pagos hoje (23) somam R$ 1,3352 por ação.
Receberão os dividendos da Taesa os investidores que tinham papéis da companhia até 10 de janeiro, data de corte para esse pagamento.
A partir de 11 de janeiro, as ações TAEE11 passaram a ser negociadas sem direito aos respectivos dividendos.
Veja os detalhes dos dividendos da Taesa
- Tipo: Dividendo
- Valor por ação: R$ 1,3352
- Data de corte: 10/01/2023
- Rendimento: 3,73%
Dividendos de ações, assim como rendimentos de Fundos Imobiliários são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas, mas devem estar na declaração anual de Imposto de Renda. Já os Juros Sobre Capital Próprio têm 15% de imposto.
Esta agenda de dividendos não é uma recomendação de compra ou venda de ativos.
2023: ano dos dividendos!
2023 já começou e promete ser o ano dos dividendos para as pessoas que investem em boas ações. Com o atual cenário de juros elevados, empresas com modelos de negócio consolidados e financeiramente saudáveis aparecem como as favoritas dos especialistas em renda variável.
“O cenário deste ano será muito mais adverso e complexo. Quando a gente pensa em empresas pagadoras de dividendos, são companhias maduras, com modelo de negócio mais consolidado.
“Ou seja, conseguem passar por adversidades de maneiras muito mais tranquilas do que empresas mais alavancadas, que não tiveram um modelo de negócio que se provou ainda”, comenta Jose Daronco, analista CNPI da Suno Research.
Daronco também afirma que as ações da bolsa de valores estão sendo negociadas nos seus menores patamares históricos, devido a essa influencia da taxa de juros.
“Quanto você pega qualquer indicador ou faz um valuation certinho, vê que grande parte das empresas encontram-se muito descontadas hoje. Quando você compra uma empresa pagadora de dividendos, você recebe esse dividendo, já pode voltar a investir nesses papéis e aproveitar as barganhas”, detalha.
O especialista recorda que os juros elevados impactam a economia como um todo e que, neste cenário, empresas mais defensivas se destacam no pagamento de dividendos — caso dos setores bancário e elétrico, onde encontra-se da Taesa.