A SUNO Research lançou no último sábado (12) a primeira edição do “Suninho”. Uma série de gibis sobre educação financeira destinada a um público jovem.
O lançamento do Suninho ocorreu no Dia das Crianças. Para a SUNO Research, o objetivo desse projeto é ajudar os pais a falarem com seus filhos de um tema complexo como a educação financeira. Isso pois tentar capturar a atenção dos mais pequenos é sempre algo complicado, tendo que disputar com videogames, vídeos na internet e seriados.
As histórias foram disponibilizadas online no portal da SUNO Research, com download gratuito através de um cadastro no site. A série, a primeira no Brasil sobre educação financeira para os mais pequenos, foi chamada de “A Galera do Suninho”.
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A personagem é o menino Suninho, que junto com seus amigos passa por aventuras e situações do dia a dia ligadas ao uso do dinheiro. Cada episódio pode ser lido em cerca de cinco minutos. Todos os meses será publicado um episódio novo.
Primeiro Suninho já está disponível
A primeira história em quadrinhos já está disponível a partir do sábado, com o título de “Dinheiro não é infinito”. Nela, Suninho e seus amigos, como a amiga Geana e a tartaruga Kambalhota, pegam escondidos o cartão de crédito dos país para comprar um videogame.
Necessidade de educação financeira no Brasil
A educação financeira é uma verdadeira emergência no Brasil. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédtio (SPC Brasil), 67% dos brasileiros não conseguiram guardar nenhuma parte de seus rendimentos no último mês.
Segundo as instituições, o desemprego elevado e o poder de compra comprometido, faz com que o brasileiro guarde dinheiro. Apenas 22% dos entrevistados foram capazes de poupar ao menos uma parte do salário, sendo que cada poupador guardou em média, R$ 546,61.
Os brasileiros que não pouparam nada, cerca de 40% dos entrevistados, justificaram que possuem uma renda muito baixa, o que inviabiliza ter recursos no fim do mês.
- outros 18% justificam que foram surpreendidos por algum imprevisto financeiro
- 15% fizeram gastos extras atípicos com reformas, tratamentos médicos e compras
- 13% reconhecem ter perdido controle sobre os próprios gastos.
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O projeto Suninho tem como objetivo formar as gerações mais novas para que, no futuro, esses números possam melhorar. “A mudança no Brasil passa, e muito, por uma educação financeira da população. O objetivo do Suninho é pensar nos brasileiros de amanhã. Uma filosofia idêntica aquela que indicamos no caso das ações: foco no logo prazo”, declarou o fundador da SUNO Research, Tiago Reis.