Suno FIC FIA supera Ibovespa e rende 25% neste ano
O Suno FIC FIA, fundo de investimentos em ações da Suno Asset, fechou julho novamente com mais um desempenho acima do Ibovespa, rendendo 3,4% ante 3,3% do benchmark.
Com isso, a rentabilidade do Suno FIC FIA em 2023 fica em 24,9% no acumulado de 2023, ante 11,1% do índice, mostrando uma disparidade de 13,3 pontos percentuais (p.p.) acima do Ibovespa.
O fundo segue com uma estratégia majoritariamente focada nos setores financeiro e de materiais básicos, com alocação da carteira de 21% e 23% em ambos os setores, respectivamente.
“Nosso time de economia mantém expectativa de redução de 0,25 p.p da Selic em agosto. As incertezas quanto à governabilidade do novo governo, trajetória fiscal do país e credibilidade do Ministro da Fazenda continuam diminuindo”, diz a Suno Asset.
“No cenário global, acreditamos em estabilização das taxas juros nos EUA – e em uma ou duas altas na Europa. Na China, a recuperação econômica tem frustrado, dificultando a apreciação de várias commodities. Corre-se o risco de deflação. Acreditamos em estímulos relevantes por parte do governo. A Guerra da Ucrânia/Rússia continua sem perspectiva de definição”, completa, sobre a performance do fundo em julho.
A Suno Asset também destaca que viu a uma temporada de balanços com um compasso de espera para as principais teses nacionais.
A casa aponta que negociação de venda do controle de Braskem (BRKM5) se arrasta, ao mesmo tempo que há um ciclo de baixa petroquímico, com prévias de vendas muito ruins.
“Petrobras (PETR4) divulgou a nova política de dividendos que nos agradou, porém a defasagem dos preços de derivados em relação ao mercado internacional coloca um ponto de interrogação no compromisso pela rentabilidade. Klabin (KLBN11) e Vale (VALE3) continuam a destravar alavancas de crescimento e bom desempenho operacional, porém a queda da celulose e do minério de ferro prejudicaram o resultado”, segue.
Além disso, a casa destaca que a Irani (RANI3) apresentou mais um trimestre sólido.
“No mercado externo, enfatizamos o ótimo desempenho de JP Morgan (JPMC34), East West Bancorp, BNY Mellon (BONY34) e Wells Fargo (WFCO34), puxado por maiores taxas de juros, expansão da carteira e inadimplência controlada”, finaliza.
O que é o Suno FIC FIA?
O Suno FIC FIA é um dos fundos de ações da Suno Asset, voltado para toda pessoa interessada em investir no mercado de capitais, mas que não tem tempo ou experiência para fazer isso por conta própria.
O fundo conta com:
- Filosofia de longo prazo: estratégia que aposta no potencial de valorização de ações no longo prazo, encontrando excelentes oportunidades a partir de análises detalhadas
- Análise fundamentalista: realizada para estimar o valor intrínseco das empresas, analisando vantagens competitivas em relação aos concorrentes e riscos do negócio, dentre outros fatores
- Gestão especializada: realizada por um time de analistas que trabalha todos os dias pelo seu dinheiro, em todas as classes de ativos de renda variável
- Dividendos reinvestidos automaticamente: o provento pago por empresas do fundo é automaticamente reinvestido no fundo, contribuindo para o aumento do patrimônio e potencialização dos rendimentos
- Acesso a operações restritas: permite ao investidor acessar operações restritas e usufruir da possibilidade de diversificar os investimentos em uma ampla gama de empresas
A aplicação e a movimentação mínima no Suno FIC FIA é de R$ 100, com taxa de administração de 2% ao ano e 20% do que exceder o Ibovespa como taxa de performance.