Stellantis, companhia resultante da fusão da Fiat com a Peugeot, estreia com alta de 7,5%
As ações da Stellantis sobem cerca de 7,5% nas bolsas de Paris e de Milão nesta segunda, em sua primeira negociação após a fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA, dona da Peugeot, ser finalizada no sábado. A companhia resultante tem um valor de mercado de cerca de US$ 48 bilhões.
Em nota à bolsa italiana, o presidente da companhia resultante da fusão, John Elkmann, afirmou que a Stellantis tem escala, recursos, diversidade e know-how para se adaptar e aproveitar oportunidades da “nova era do transporte”.
Calos Tavares, CEO da nova montadora, afirmou que a fusão deve adicionar até 25 bilhões de euros em valor para os acionistas nos próximos anos, por conta, majoritariamente, do corte de custos e das sinergias.
Criação da Stellantis deve gerar redução de custos de 5 bilhões de euros por ano
De acordo com projeções da Fiat Chrysler e da Pegeot, a Stellantis deve cortar cerca de 5 bilhões de euros em custos por ano.
Durante o final de semana, todas as ações da Pegeot foram transformadas em ações da Fiat e as ações dessas foram renomeadas para Stellantis.
O papel deve estrear em Nova York nesta terça (19), quando Carlos Tavares dará sua primeira entrevista coletiva à frente da companhia.
No total, a Stellantis administrará cerca de 15 marcas de automóveis, incluindo algumas emblemáticas como:
• Jeep
• Alfa Romeo
• Fiat
• Maserati
• Citroen
• Peugeot
A nova montadora espera produzir cerca de 8,7 milhões de veículos por ano, com um total de 400 mil funcionários e um faturamento de 180 bilhões de euro. Espera-se também que algumas plantas na Itália, Alemanha e Estados Unidos sejam fechadas ou reduzidas.
Os acionistas da Fiat e da PSA receberam cada 50% da nova montadora. Os investidores da Fiat receberam um dividendo de 5,5 bilhões de euros. Ja a PSA distribuirá sua participação na fabricante Faurecia SE, no valor de, aproximamente, 3 bilhões de euros aos seus acionistas.
O conselho da Stellantis será formado por 11 membros, sendo seis da Peugeot e cinco da Fiat.