Em iniciativa de apoio às startups de São Paulo, um total de 50 projetos selecionados receberão um fomento de R$ 80 mil. O programa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp.
O edital será publicado ainda nesta terça-feira (14), às 10h, sendo referente ao programa Centelha – que segundo o próprio ministério, visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, como startups, além de disseminar a cultura empreendedora no Brasil.
Nas publicações oficias da Fapesp, não foi especificado o calendário, que deve ser divulgado integralmente no edital. Contudo, a fundação já detalhou que o programa terá três fases de seleção:
- Entrega de ideias inovadoras
- Construção de um Projeto de Empreendimento
- Elaboração de um Projeto de Fomento
Ao longo do processo, os empreendedores selecionados receberão capacitação para aprimorar os projetos inovadores, além de suporte e feedback dos avaliadores.
“A adesão ao Centelha permitirá que a Fapesp ofereça aos jovens empreendedores a oportunidade de desenvolver uma ideia inovadora, testar o seu potencial de mercado e transformar boas ideias em produto”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da fundação.
Os 50 melhores projetos selecionados na fase 3 serão os que receberão o fomento de R$ 80 mil, em valor dividido entre a Fapesp e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Dentre os requisitos, as propostas de ideias inovadoras, empreendimentos e startups devem ser apresentadas por pessoas físicas, maiores de 18 anos, mas sem ter necessariamente a empresa constituída – já que a ideia é constituí-la se a proposta for selecionada.
A fundação também adianta que empreendedores vinculados a pequenas empresas também poderão submeter suas ideias ao Centelha, desde que a empresa em questão tenha sido constituída até 12 meses antes da publicação da chamada de propostas.
“A expectativa da Fapesp é que o edital Centelha mobilize, principalmente, jovens empreendedores, estudantes de graduação e pós-graduação das universidades paulistas, atendendo a uma demanda não alcançada pelo PIPE”, destaca Patrícia Tedeschi, gerente de Pesquisa para Inovação da Fundação.
O que é a iniciativa que apoia empreendedores e startups?
A parceria firmada com a fundação paulista trata-se de uma das iniciativas do programa, atualmente presente em 26 estados, promovida pelo MCTI e pela Finep em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.
Além disso, o programa conta com a parceria da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), da Amazon Web Services (AWS), da Asaas, a Zendesk, da Lahar e da ContaAzul.
Segundo os dados oficiais, contabilizadas todas as ideias, já foram 15,4 mil ideias submetidas ao programa, além de 38,7 mil empreendedores capacitados e 460 startups que foram efetivamente apoiadas após a seleção.
Notícias Relacionadas