Startup chilena NotCo passa a valer US$ 1,5 bi e se torna unicórnio

Após um aporte de US$ 235 milhões em rodada de investimentos, a NotCo quer crescer e chegar em países da América do Norte e Europa.

A foodtech chilena Not Company, mais conhecida como NotCo, entrou com o pé na porta para o grupo de unicórnios da América Latina. Isso porque a empresa não só passou a valer US$ 1 bilhão, como entrou para a lista com uma avaliação de US$ 1,5 bilhão. 

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O upgrade veio após um aporte de US$ 235 milhões na NotCo – liderado pela empresa americana de investimentos Tiger Global – para impulsionar a expansão internacional da marca que produz alimentos como leite, maionese e hambúrguer à base de plantas.

O aporte ajuda o mais novo unicórnio a ampliar sua venda de produtos na América do Norte e chegar mais rápido à Europa e à Ásia. Atualmente, os produtos da empresa podem ser encontrados aqui no Brasil, também na Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos.

Personalidades importantes acreditam no projeto da Not Company. A lista de investidores renomados da NotCo tem celebridades como o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o tenista Roger Federer, que se juntam a Jeff Bezos, que investiu US$ 30 milhões em 2019.

NotCo de olho no Brasil 

Há dois anos a NotCo está presente no mercado brasileiro, com uma unidade no Estado de São Paulo. A próxima parada é o Rio de Janeiro, já em agosto deste ano. Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Salvador estão no radar.

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De acordo com o CEO da companhia, Matías Muchnick, a expansão no Brasil é uma das estratégias da foodtech. A ideia é que o país se torne seu maior mercado na América Latina (atualmente é o Chile). 

Por incrível que pareça, as vendas da NotCo não dependem dos veganos, pelo menos não no Brasil. Segundo a empresa, 92% dos consumidores de “não leites” são o que eles chamam de “flextarianos”, ou carnívoros que desejam o consumo de alimentos de base vegetal em suas dietas.

As vendas de proteínas à base de plantas têm sido cada vez mais disputadas no cenário nacional e não só por startups, como a brasileira Fazenda Futuro e a americana Beyond Meat. Grupos tradicionais do mercado de alimentação, como JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3), estão investindo na compra de empresas veganas e vegetarianas.

Hoje, o portfólio da startup conta com os alimentos NotMilk, NotBurger, NotMeat, NotIceCream e NotMayo, vendidos em mais de 6.000 pontos de venda em todo o mundo, além do e-commerce próprio.

Nos próximos meses, o foco será na linha NotChicken, que simula a consistência e o sabor de carnes de aves. Já o segmento de “não pescados” deve chegar no ano que vem ao portfólio da NotCo.

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Monique Lima

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