Starbucks registra outro trimestre com queda nas vendas
A Starbucks (NASDAQ: SBUX) indicou nesta terça-feira (28) que registrou a maior queda no seu lucro por ação em mais de uma década, à medida que a empresa sofre com menos vendas e maiores custos atrelados a pandemia do coronavírus (covid-19).
As vendas globais nas lojas da Starbucks caíram 40% no trimestre encerrado em junho, levando a uma perda de US$ 704 milhões (cerca de R$ 6,36 bilhões), uma queda de cerca de 17% em relação ao ano anterior.
No entanto, o balanço de resultados divulgado foi melhor do que muitos analistas esperavam, dada a gravidade do golpe que a pandemia causou à Starbucks, primeiro na China, e logo depois na Ásia, Europa e EUA. A empresa informou que espera que os piores efeitos do vírus sejam moderados no atual trimestre. Com isso, as ações da Starbucks subiram 3%, para US$ 77, nas negociações fora do horário comercial.
As grandes redes tiveram, em geral, um desempenho melhor do que os restaurantes independentes durante a pandemia devido a seus “drive-thrus” e operações estabelecidas de entrega de alimentos. Entretanto, até as redes também sofreram com perdas nas vendas. O conselho administrativo do McDonald’s (NYSE: MCD) disse que suas vendas caíram 24% em todo o mundo neste trimestre, e espera que o vírus e os impactos econômicos resultantes diminuam os gastos do consumidor por algum tempo.
A Starbucks foi uma das primeiras companhias a fechar suas lojas como resultado da pandemia e pagar bônus aos funcionários ou permitir que eles ficassem em casa se não estivessem dispostos a trabalhar durante a pandemia. A empresa disse que perdeu US$ 3,1 bilhões em vendas durante o terceiro trimestre devido ao fechamento de lojas, horários limitados e menos visitas dos clientes.
A cadeia de lojas de café disse esperar que as vendas globais nas lojas caiam de 12% a 17% no quarto trimestre e no ano inteiro e que a receita caia de 10% a 15% em comparação com o trimestre anterior. A Starbucks também disse que espera ganhos de US$ 0,06 a US$ 0,21 por ação em seu quarto trimestre.
Veja também: Starbucks altera modelo operacional em razão da pandemia
No terceiro trimestre, os gastos com salários, benefícios e equipamentos de proteção prejudicaram as margens. O segmento da empresa no continente americano registrou perdas operacionais de US$ 405 milhões durante o trimestre. A Starbucks disse que teve vendas de US$ 4,2 bilhões entre abril e junho, uma queda de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas acima das expectativas dos analistas consultados pela FactSet.