As operações de lojas da Starbucks (SBUB34) no Brasil foram compradas pela Zamp (ZAMP3), dona de redes como Burger King e Popeye’s.
A aquisição foi aprovada pelo conselho de administração da Zamp nesta quarta-feira (5) por unanimidade de votos e sem quaisquer restrições ou ressalvas.
As ações da Zamp chegaram a disparar mais de 11% por volta das 11h30 de hoje (11,46%), negociadas a R$ 3,50. Foi a segunda maior alta da B3.
A investida da Zamp na Starbucks Brasil representa uma expansão estratégica importante, segundo analista da Levante Inside Corp, Gerson Brilhante, permitindo à companhia diversificar seu portfólio e explorar novas oportunidades de crescimento no mercado brasileiro de alimentos e bebidas.
“Com a experiência operacional da Zamp e a forte marca da Starbucks, essa parceria tem o potencial de criar sinergias valiosas e aumentar a competitividade de ambas as marcas no Brasil,” diz o analista.
O contrato para compra das operações das lojas Starbucks Brasil foi finalizado no valor de R$ 120 milhões. O valor poderá sofrer alterações, sujeito a ajustes para refletir, como a quantidade de lojas
efetivamente adquirida, bem como o nível de estoque na data do fechamento.
Lojas da Starbucks no Brasil são compradas pela dona da BK
A efetiva concretização e implementação da compra está condicionada às aprovações pertinentes no âmbito da recuperação judicial das empresas que compõem o grupo SouthRock, atualmente em recuperação judicial desde novembro com dívidas de R$ 1,8 bilhão. .
Em 2023, quando contava com 190 unidades, a SouthRock teve um faturamento de R$500 milhões com a operação de Starbucks. Atualmente, a marca conta com 150 lojas pelo Brasil, o que poderá alterar o valor da negociação de R$ 120 milhões.
A operação contou com a atuação do Rothschild & Co como assessor financeiro exclusivo e o BMA Advogados como assessor jurídico da Zamp.
A Zamp recentemente entrou sob controle do fundo árabe Mubadala, gestora de private equity que tem como principal investidor o fundo soberano de Abu Dhabi.