A Square, fintech de pagamentos do fundador do Twitter (TWTR34) Jack Dorsey, considera desenvolver uma carteira de hardware para bitcoin, disse o executivo em publicação na rede social.
O martelo ainda não foi batido, porém Jack Dorsey discutiu em thread a possibilidade e os caminhos a serem trilhados. A ideia seria construir um produto, do software ao hardware, de maneira aberta e em colaboração com a comunidade bitcoin.
Square is considering making a hardware wallet for #bitcoin. If we do it, we would build it entirely in the open, from software to hardware design, and in collaboration with the community. We want to kick off this thinking the right way: by sharing some of our guiding principles.
— jack (@jack) June 4, 2021
Atualmente, é possível confiar as criptomoedas a terceiros, os quais fazem a custódia do ativo. Mas mesmo com “boas intenções”, disse o CEO do Twitter, o modelo possui potenciais falhas.
“A confiança não pode ser garantida. Hoje, os clientes dependem muito do funcionamento contínuo da infraestrutura fornecida por terceiros. Queremos que os clientes convencionais possam confiar em nós quando quiserem, mas não excluímos aqueles que não o fazem”, acrescentou.
Para Dorsey, a custódia não precisa ser tudo ou nada. Ainda assim, a assumir a custódia e segurança do próprio bitcoin é complicado, considerou. Entre os problemas colocados estão a acessibilidade, segurança e disponibilidade.
O empresário ainda reservou um espaço para cutucar os gigantes de serviço de loja de aplicativo. “Podemos imaginar aplicativos que funcionam sem o Square e talvez também sem a permissão da Apple (AAPL34) e do Google (GOGL34)”.
Última cotação do bitcoin
Nas últimas 24 horas, o bitcoin registrou queda de 3,08% e opera por volta de US$ 35.879, de acordo com dados do site CoinMarketCap. No acumulado semanal, o criptoativo subiu 5,98%.