O Spotify (S1PO34) reportou nesta quarta-feira (3) fortes resultados referentes ao quarto trimestre de 2020, conforme a pandemia continua a impulsionar suas operações. Em seu guidance para 2021, no entanto, a companhia levantou incertezas sobre quanto tempo duraria a crise do coronavírus e com ela um aumento na demanda por seu streaming.
Nos últimos três meses do ano passado, o Spotify apurou uma crescimento de 24% na base anualizada no número de assinantes, chegando a 155 milhões. No mesmo sentido, o número mensal de usuários ativos (MAUs, na sigla em inglês) da plataforma expandiu para 345 milhões no quarto trimestre de 2020, uma alta de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“No quarto trimestre, tivemos um acréscimo de 25 milhões de MAUs e nos beneficiamos de um crescimento mais rápido na Índia, Estados Unidos e Europa Ocidental, com a Índia servindo como uma fonte notável de aumento ante nossa previsão impulsionada por campanhas de marketing bem-sucedidas”, salientou a companhia.
A receita total do Spotify ficou em 2,168 bilhões de euros no quarto trimestre, uma alta de 17%; sendo 1,887 bilhão de euros oriunda do serviços premium e 281 milões de euros de propagandas na plataforma.
Guidance do Spotify desanima mercado
Apesar dos números positivos para os últimos três meses de 2020, as projeções da empresa para o primeiro trimestre deste ano não levou sorrisos ao mercado.
“Em 2020, nós acreditamos que pandemia trouxe impactos pequenos para nosso crescimento de assinantes e pode na verdade ter contribuído para impulsionar novas assinaturas”, comunicou o Spotify.
“Olhando para o futuro, estamos otimistas sobre as tendências subjacentes nos negócios em 2021 e além, no entanto, enfrentamos incertezas de previsão aumentadas em relação aos anos anteriores devido à duração desconhecida da pandemia e seu efeito contínuo no crescimento de usuários, assinantes e receita”, complementou.
Para este trimestre, o serviço de streaming espera um total de usuários ativos mensais entre 354 milhões e 364 milhões, além de um número de assinantes pagos de 155 milhões a 158 milhões. Em relação à receita, o Spotify prevê um resultado na faixa dos 1,99 bilhões de euros aos 2,19 bilhões de euros.
As estimativas não parecem ter agradado o mercado, que derrubou as ações do Spotify em mais de 8% hoje. Os BDRs da companhia, cotados no Brasil, caíram 8,34%.