O Spotify registrou prejuízo de 209 milhões de euros (R$ 974,63 milhões) no quarto trimestre de 2019. O streaming de música reverteu o lucro de 442 milhões de euros no mesmo período em 2018.
A receita registrou alta de 42%, para R$ 1,85 bilhões de euro. Segundo o Spotify, esse crescimento foi devido ao aumento de 24% na receita de usuários, para 1,63 bilhão de euros. Entretanto, na comparação de base anual, esse segmento registrou queda de 5%.
Por sua vez, as receitas de publicidades registraram 217 milhões de euros, correspondente a um aumento de 23%. Apesar do crescimento, o valor ficou abaixo das expectativas do serviço de streaming.
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As despesas operacionais ficaram em 551 milhões de euros, alta de 80%, na comparação com o mesmo período no ano de 2018. O Spotify informou que esse aumento expressivo aconteceu por peso de impostos acima do esperado, resultado de um aumento no preço das ações.
“No quarto trimestre, o aumento no preço das ações resultou em encargos sociais superiores a mais de 20 milhões de euros acima do planejado”, disse o streaming por meio do comunicado.
Apesar do prejuízo o número de usuários ativos aumentou em 31%, para 271 milhões. O crescimento foi notável nos respectivos continentes:
- Europa
- América do Norte
- América Latina
Após a divulgação do resultado, o Spotify informou que o foco do mercado é o investimento em podcasts. O streaming ressaltou que as horas de transmissão de podcasts aumentou em 200% e que cerca de 16% dos usuários ativos mensalmente consumiram o serviço.
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A meta do Spotify é totalizar entre 328 milhões a 348 milhões de usuários ativos mensalmente e reportar uma receita de 8,08 bilhões de euros a 8,48 bilhões de euros.