Após a divulgação de que a clonagem de cartões de crédito foi a fraude mais comum em 12 meses, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) liberou o monitoramento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) gratuitamente por 30 dias.
O serviço, “SPC Avisa”, monitora o CPF do cidadão com o objetivo de evitar fraudes. Por meio deste serviço, o consumidor é alertado por e-mail, em até 24 horas, acerca de qualquer movimentação em seu documento.
No SPC Avisa, há também:
- a verificação de nome restrito;
- inclusão de registros de inadimplência;
- e a alteração de dados cadastrais.
Para obter acesso ao serviço, ou consumi-lo gratuitamente por 30 dias, o cidadão deve acessar a página do SPC Brasil (clicando aqui) e se cadastrar.
Pesquisa do SPC
O levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o SPC Brasil, divulgado na última quinta-feira (18), aponta que em 12 meses foram 8,9 milhões de brasileiros vítimas de fraude.
Os cartões de crédito levaram o ouro na fraudes, seguidos por:
- cartão de crédito: 41%.
- boletos falsos: 13%.
- clonagem de cartão de débito: 11%.
- contratação de empréstimos: 11%.
- contratação de financiamentos: 11%.
Em relação ao meio no qual as fraudes ocorrem, o levantamento aponta:
- compras feitas pela internet: 48%.
- operações realizadas em agências bancárias ou financeira: 20%.
- lojas físicas: 15%.
Quanto às principais consequências enfrentadas pelas vítimas estão:
- compras em nome da pessoa: 37%.
- e os prejuízos financeiros: 24%.
- impossibilidade de realizar compras por meio do cartão (nome sujo): 22%.
- tempo perdido com processos burocráticos (limpar o nome): 22%.
“Além dos prejuízos financeiros, existe o constrangimento de, muitas vezes, ser incluído indevidamente em cadastros de devedores. Sem contar a burocracia para abrir boletim de ocorrência e avisar os órgãos competentes sobre o ocorrido”, alertou o superintendente de produtos e operações do SPC Brasil, Nival Martins.
Foram entrevistados pelo SPC e pela CNDL 5,8% de uma amostra total 800 consumidores. Ou seja, apenas aqueles que responderam que sim quando perguntados se haviam sofrido fraude nos 12 meses anteriores à pesquisa. Além disso, os entrevistados atendiam aos critérios:
- residiam em uma das 12 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém.
- tinham idade superior ou igual a 18 anos;
- ambos os sexos foram entrevistados;
- além de todas as classes sociais.
Saiba mais – Os principais responsáveis pela inadimplência são cartão e crediário
Dicas do SPC para evitar fraudes do cartão de crédito
- Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento comercial. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados, como razão social, endereço, telefone e CNPJ;
- Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;
- Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente para o serviço de atendimento ao consumidor;
- Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, CNPJ, certidão de nascimento, cheques e cartões de crédito, é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.).
Após obter o B.O. em mãos, o consumidor pode comparecer em um balcão de atendimento do SPC Brasil, portando um documento de identificação, para fazer um “Alerta de Documentos”, serviço do SPC que é gratuito.
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