A SpaceX captou US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 10,42 bilhões) na maior rodada de investimentos da história, de acordo com um documento da Securities and Exchange Commission (SEC) que foi publicado pela agência de notícias Reuters nesta terça-feira (18).
O novo financiamento adquirido pela empresa privada de Elon Musk não chega como uma surpresa para o mercado, já que a SpaceX vem buscando financiamento desde o início deste ano. Entretanto, o valor arrecadado foi maior que o esperado. Segundo o jornal Bloomberg, a empresa aumentou o tamanho do investimento que estava procurando devido à forte demanda da comunidade de investidores.
A rodada supostamente teve um excesso no número de ofertas, embora ainda não haja muita informação disponível sobre quem participou dessa rodada. A SpaceX pode estar melhor posicionada do que nunca para buscar recursos significativos de investidores, dada a série de eventos bem-sucedidos da empresa.
Um exemplo seria o fato da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, ter voltado à Terra, no início de agosto, após dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Os astronautas da Nasa, Robert Behnken e Douglas Hurley, compuseram a primeira missão tripulada dos Estados Unidos em nove anos.
Sua conclusão bem-sucedida significa que a SpaceX agora pode fornecer serviços de transporte regulares de ida e vinda para a ISS, colocando-os mais perto do que nunca de oferecer voos espaciais comerciais para turistas particulares, pesquisadores e muito mais.
O que é a SpaceX?
A SpaceX é uma empresa norte-americana que foi fundada por Musk em 2002. No ano passado, a Space X informou que pretendia lançar diversos satélites para começar a formar uma megaconstelação. A ideia é que essas unidades que estão em órbita terrestre baixa forneçam internet via satélite para o mundo inteiro, a partir do final do ano que vem.