São Paulo e Rio despencam em ranking de custo de vida no mundo
São Paulo e Rio de Janeiro despencaram no ranking que mede o custo de vida nas principais cidades do mundo. O relatório ‘Custo de Vida no Mundo’ 2019, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), da revista britânica The Economist, foi divulgado nesta terça (19).
São Paulo perdeu 30 posições e passou da 77ª para a 107ª colocação. Já o Rio de Janeiro perdeu 26 posições, caindo da posição 82 para a 108. No total, foram 132 cidades listadas, considerando análise do custo de vida em 2018.
Saiba mais: Brasil é vice-lanterna em ranking da CNI de competitividade da indústria
A flutuação no câmbio foi responsável pelas grandes variações no ranking. O dólar mais forte fez disparar o custo de vida em cidades como San Francisco e Houston, por exemplo. O relatório comparou mais de 400 preços individuais através de 160 produtos e serviços nas cidades ao redor do globo.
Segundo o relatório, “muitas cidades viram uma queda aguda no ranking de custo de vida em razão de crises econômicas, desvalorização da moeda e queda de preços locais, tais como Istambul, Buenos Aires e São Paulo”.
Saiba mais: Aposentadoria: 60% dos brasileiros não possuem plano financeiro
No topo da lista, empatados em primeiro lugar, estão Singapura, Paris (França) e Hong Kong, seguidos de Zurique (Suíça) e Genebra (Suíça).
“Pela primeira vez três cidades compartilham o título de cidade mais cara do mundo – Singapura, Hong Kong e Paris. O topo da lista neste ano é amplamente dividido entre Ásia e Europa, com Singapura sendo a única cidade que manteve na mesma posição desde o ano anterior”, diz o relatório.
Saiba mais: Governo dispensa visto para cidadãos de Japão, Austrália, Canadá e EUA
Neste ano, Tel Aviv, capital israelense, listada na 28ª posição apenas cinco anos atrás, encontra-se atualmente ao lado de Los Angeles entre as dez cidades mais caras.
No outro extremo da lista, entre as cidades mais baratas para se viver no mundo, Caracas (Venezuela) lidera o quesito. Em seguida vêm Damasco (Síria), Tashkent (Usbequistão), Almaty (Cazaquistão) e Bangalore (Índia).
As cidades mais caras para viver
- Singapura
- Hong Kong
- Paris (França)
- Zurique (Suíça)
- Genebra (Suíça)
- Osaka (Japão)
- Seul (Coreia do Sul)
- Copenhagen (Dinamarca)
- Nova York (EUA)
- Tel Aviv (Israel)
- Los Angeles (EUA)