As ações de Wall Street ganharam nesta terça-feira (22), com o Nasdaq Composite atingindo uma nova alta e o S&P 500 ganhando força após as quedas da última semana. O desempenho positivo ocorre depois da fala do presidente do Federal Reserve, Jay Powell.
O índice S&P 500 fechou 0, 51 % mais alto, aos 4.246,44 pontos. O Nasdaq, por sua vez, cresceu 0,8% no dia, aos 14.253,27 pontos.
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que a recuperação da economia dos Estados Unidos após o choque da pandemia “ainda tem um longo caminho pela frente”. Durante audiência no subcomitê da Câmara dos Representantes sobre a crise do coronavírus, o dirigente previu que o país verá uma “criação forte de empregos” até o outono local.
Questionado sobre a trajetória da inflação, Powell comentou que é “difícil prever” o momento exato em que o avanço de preços fruto do quadro da retomada econômica perderá força.
Ele espera, de qualquer modo, que essa perda de fôlego ocorra adiante, conforme a oferta e a demanda se ajustam.
Durante seu depoimento, Powell admitiu que levará algum tempo até que o cenário na economia fique mais claro, por exemplo como exatamente estará o mercado de trabalho no pós-pandemia.
Em outro momento, ele notou que de fato a mecanização industrial pode representar o fim de alguns empregos no setor.
Além disso, o presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) em Nova York, John Williams, afirmou que está “focado” em fornecer apoio “apropriado” à recuperação da economia dos Estados Unidos. Em entrevista à Bloomberg TV, Williams admitiu que as leituras recentes de inflação estão “altas” e devem ser monitoradas de perto.
Pelos cálculos dele, os índices de preços devem subir a 3,5% até o fim do ano – acima da meta de 2% do Fed -, mas cair a partir de 2022.
Última cotação do dólar
Na última sessão, segunda-feira, o S&P 500 fechou em alta de 1,40% no pregão, aos 4.224,79 pontos.