Em Wall Street, as ações caíram nesta quarta-feira (12), com os investidores atentos aos dados divulgados sobre a inflação nos Estados Unidos. O Dow Jones Industrial e o S&P 500 anotaram as maiores quedas em três dias consecutivos em quase sete meses.
O S&P 500 caiu 2,14%, aos 4.063,04 pontos enquanto o Dow Jones Industrial recuou 2%, cerca de 682 pontos. Ao passo que o Nasdaq Composite caiu 2,7%.
Os investidores estavam aguardando a liberação do Departamento do Trabalho na manhã desta quarta-feira dos dados sobre os preços ao consumidor. Esse relatório mostrou que o índice de preços ao consumidor saltou 4,2% em abril em relação ao ano anterior, o maior em qualquer período de 12 meses desde 2008.
O CPI mede o que os consumidores pagam por bens e serviços, incluindo roupas, mantimentos, refeições em restaurantes, atividades recreativas e veículos. Os preços de automóveis usados subiram 10% em abril em comparação com o mês anterior – o maior aumento mensal já registrado. Este item foi responsável por mais de um terço do aumento total do índice, disse o Departamento do Trabalho.
Além disso, após o salto na inflação dos Estados Unidos em abril, o governo norte-americano manteve a avaliação de que a alta nos preços é temporária. Em uma coletiva de imprensa, a porta-voz da Carta Branca, Jen Psaki, afirmou que o avanço do indicador é resultado da transição que o país vive, da crise gerada pela pandemia de covid-19 para a retomada econômica.
Segundo Psaki, o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, se preparou para essa alta da inflação. “Continuamos consistentemente monitorando a inflação”, garantiu.
O argumento da Casa Branca de que a alta dos preços é transitória é o mesmo usado pela maioria dos dirigentes do Federal Reserve, o banco central norte-americano.
Última cotação S&P 500
Na última terça-feira (11), o S&P 500 caiu 0,87%, aos 4.152,10 pontos no pregão.