Os mercados de ações globais caíram nesta terça-feira (20), com mercado atento à divulgação de resultados das empresas. O S&P 500 fechou em queda de 0,68%, aos 4.134,94 pontos.
O índice S&P 500, que atingiu uma alta na semana passada, registrou suas primeiras quedas consecutivas desde o final de março. Enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,92%, aos 13.786,27 pontos e o Dow Jones, fechou a -0,75%, aos 33.821,30 pontos.
De acordo com Mauro Morelli, estrategista chefe da Davos Investimentos, a temporada de resultados faz com que o mercado fique naturalmente mais volátil, “pois a expectativa dos resultados nem sempre está alinhada com os resultados em si”.
Outro ponto que influenciou nas negociações hoje foi em relação às bolsas e índices americanos, que têm feito novas máximas nos últimos dias e semanas, o que também mostra um mercado bastante forte. “É natural e esperado que mesmo em um mercado forte exista uma volatilidade”, explica o estrategista.
Por último, Morelli afirma que analisando o médio prazo, existe uma “preocupação interessante” do mercado em relação ao crescimento americano. Os EUA “já começa a mostrar uma preocupação maior do aumento de juros, da inflação e de outros fatores que se tem quando a economia está mais aquecida”.
Turismo e lazer lideram quedas
Ações de empresas de viagens e lazer lideraram as quedas, à medida que os casos globais de coronavírus aumentaram.
Os setores que o Goldman Sachs estima “mais se beneficiarão em um cenário de reabertura” impulsionaram as quedas, com as ações da operadora hoteleira Marriott International caindo 4% e as da American Airlines, 5%.
As ações de bancos e financeiras também caíram depois que o Banco Central Europeu (BCE) fez uma avaliação pessimista das condições de crédito no bloco marcado pela pandemia.
Mercados globais
Além dos EUA, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior:
- Londres (FTSE 100): -2,00%
- Frankfurt (DAX 30): -1,55%
- Paris (CAC 40): -2,09%
- Milão (FTSE/MIB): -2,44%
- Hong Kong (Hang Seng): +0,10%
- Xangai (SSE Composite): -0,13%
- Tóquio (Nikkei 225): -1,97%
Última cotação S&P 500
Na última segunda-feira (19), o S&P 500 fechou o pregão em queda de 0,15%, aos 4.163,26 pontos.
Notícias Relacionadas