As ações nos Estados Unidos caíram nesta quarta-feira (19) junto com as commodities, ações estrangeiras e as criptomoedas, à medida que o apetite dos investidores pelo risco diminuiu. O S&P 500 fechou mais uma vez em baixa de 0,3%, aos 4.115,68 pontos.
Da mesma maneira que o S&P 500, o Dow Jones caiu 164,62 pontos, ou 0,5%, para 33.896,04 e o Nasdaq Composite perdeu 3,90 pontos, ou menos de 0,1%, para 13.299,74.
Os investidores continuam preocupados se o ritmo acelerado da inflação levará o Federal Reserve (Fed) a reduzir suas compras de títulos e aumentar as taxas de juros.
Hoje, o mercado ficou atento à ata do banco central americano. Dirigentes do Federal Reserve (Fed) notaram que a pandemia de covid-19 segue provocando dificuldades econômicas e humanas nos Estados Unidos, segundo informa a ata da mais recente reunião de política monetária da entidade, divulgada nesta quarta-feira (19).
Os membros do Comitê federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed afirmaram que indicadores de atividade e emprego demonstraram fortalecimento recente no país, seguindo o progresso na vacinação e o apoio fiscal.
Por outro lado, o desempenho dos setores mais afetados pela crise segue fraco. Ainda assim, a economia americana avançou acentuadamente neste ano, em parte devido à acelerada vacinação nos EUA, diz o documento.
Além disso, em outra declaração, a autoridade monetária apontou que a maioria dos dirigentes do Federal Reserve considera que as turbulências observadas durante a crise da covid-19 expuseram a “resiliência” do setor financeiro, conforme mostra ata referente à mais recente reunião de política monetária da instituição.
Ainda assim, de acordo com o documento, alguns participantes do encontro citaram riscos decorrentes de atividades de fundos de hedge alavancados. Para eles, o sistema regulatório não tem uma visão muito ampla dessa área, o que pode trazer problemas.
Bolsas no exterior
Além dos Estados Unidos, confira as quedas bruscas registradas pelos índices do exterior:
- Londres (FTSE 100): -1,19%
- Frankfurt (DAX 30): -1,77%
- Paris (CAC 40): -1,43%
- Hong Kong (Hang Seng): +1,42% (fechado)
- Xangai (SSE Composite): -0,51%
- Tóquio (Nikkei 225): -1,28%
Última cotação S&P 500
Na última terça-feira (18), o S&P 500 fechou o pregão em queda de 0,85%, aos 4.127,83 pontos.
Notícias Relacionadas