A recuperação das ações dos EUA perdeu força nesta terça-feira (16), enquanto os rendimentos do Tesouro se estabilizaram. O S&P 500 fechou caindo 0,16% a 3.962,71 pontos.
O S&P 500 teve queda após ter registado cinco altas consecutivas, enquanto o Nasdaq Composite obteve um pequeno ganho de 0,08%, a 13.471,57 pontos. Por sua vez, o Dow Jones Industrial teve queda de 0,39%, a 32.825,95 pontos.
Os títulos de longo prazo do governo dos EUA, por sua vez, reduziram as perdas anteriores nas negociações da tarde em Nova York, após um leilão de US$ 24 bilhões de títulos de 20 anos que viu uma forte demanda.
Os investidores estão atentos aos leilões do Tesouro dos EUA, após uma venda ruim no final do mês passado, que gerou vendas pesadas e movimentos frenéticos de preços no maior mercado de títulos do mundo.
O rendimento do título de 30 anos, que cai à medida que os preços sobem, foi cerca de 0,01 ponto percentual mais alto no dia, em 2,37%, tendo sido negociado anteriormente acima de 2,39%. A nota do Tesouro de 10 anos ficou estável em 1,61 %.
Além disso, o mercado segue de olho nas implicações mais amplas do projeto de estímulo de US$ 1,9 trilhão do presidente Joe Biden, que foi aprovado no Congresso na semana passada e deve injetar uma onda adicional de liquidez no mercado de ações dos EUA.
Enquanto na Europa, o integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Frank Elderson, reforçou nesta terça-feira que a instituição aumentou o ritmo de compras de ativos para evitar um aperto nas condições financeiras.
“O aumento é precisamente um reflexo da flexibilidade embutida no PEPP”, escreveu o economista em uma sessão de perguntas e respostas no Twitter oficial da instituição, citando a sigla do programa de compra de ativos da autoridade monetária.
De acordo com Elderson, um aperto nas condições de financiamento na zona do euro colocaria em risco o retorno da inflação aos níveis anteriores à pandemia de covid-19. Na semana passada, em sua decisão de política monetária, o BCE informou que as aquisições de títulos públicos serão feitas a um ritmo “bem maior” no próximo trimestre.
As ações em Londres (FTSE 100) fecharam em alta de 0,80%. Em Frankfurt (DAX 30), a alta foi de 0,66%, enquanto em Paris (CAC 40), o índice subiu 0,32%.
Última cotação S&P 500
Na última segunda-feira (15), o S&P 500 subiu 0,65%, a 3.968,94 pontos.