Após fechar em leve queda na véspera, o S&P 500 retoma a tendência de alta no mercado futuro na manhã desta quarta-feira (26). Em um dia morno na agenda econômica, os investidores amenizam as preocupações com a inflação com as Treasuries e patamar mais baixo.
Por volta das 7h45, o S&P 500 avançava 0,29%, para 4.197,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, subia 0,31%, a 13.698,75 pontos. Por mais que o maior índice acionário tenha caído no último pregão, as empresas de tecnologia tiveram um bom desempenho, reiterando a ideia de que o Federal Reserve (Fed) ainda manterá uma política monetária acomodatícia nos próximos meses.
Os investidores temiam que a inflação pudesse pressionar a autoridade monetária a elevar a taxa de juros referencial, que atualmente está zerada, antes do esperado. Contudo, os integrantes do BC norte-americano indicaram nos últimso dias que não existem planos iminentes para mudar essa política.
As expectativas pelo aumento de preços na economia amenizados pelas autoridades fizeram com que o Vix, conhecido como índice do medo e que mede a volatilidade dos mercados, cai nesta manhã para cerca de 18,22, seu nível mais baixo desde o início de maio.
As Treasuries de 10 anos tem uma leve alta em comparação a ontem, a 1,567%, mas tem uma rentabilidade consideravelmente menor do que o registrado no fim de março, quando beirava 1,8%.
O Bitcoin sobe quase 7%, para cerca de US$ 40 mil, após ter forte baixa no fim de semana e se manter estável na véspera. Os investidores da criptomoeda observam o cerco regulatório sobre o ativo, com ofensiva de bancos centrais para um maior controle das transações com a moeda virtual.
“Os mercados operam sem uma definição nesta manhã. O noticiário dá destaque às afirmações de membros do Fed sinalizando a manutenção de uma política monetária frouxa”, comenta a Ativa Investimentos. “Comentários dos formuladores de políticas do BC europeu também são semelhantes.”
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h:
- S&P 500 futuro: +0,31%
- Nasdaq futuro: +0,37%
- DAX 30 (Alemanha): -0,17%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,24%
- Euro Stoxx 50: -0,10%
- SSE Composite (Xangai): +0,34% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,31% (fechada)
Após iniciarem o mês de forma positiva, as bolsas mundiais sofreram com a forte volatilidade dos últimos 15 dias. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos novos estímulos monetários do presidente Joe Biden e o impactos da pandemia no mundo.