O S&P 500 opera entre ganhos e perdas no mercado futuro na manhã desta sexta-feira (9). Após renovar a máxima histórica no fechamento do último pregão, o maior índice acionário norte-americano oscila com o aumento do rendimento das Treasuries, que haviam acalmado nos últimos dias.
Por volta das 9h desta sexta, o S&P 500 subia 0,15%, a 4.095,12 pontos. A Nasdaq, por sua vez, tinha baixa de 0,16%, para 13.725,25 pontos. O mercado dos Estados Unidos caminha para encerrar a semana no azul, estendendo os ganhos do início do trimestre.
A semana foi marcada pela recuperação das ações de tecnologia, mas o movimento é interrompido nesta sexta com o avanço dos títulos do Tesouro norte-americano. As Treasuries de 10 anos sobem 2,38%, para 1,671%, ampliando as tensões sobre uma possível inflação em território estadunidense.
O mercado está apostando que o crescimento econômico irá acelerar à medida que a vacinação em massa continue, junto ao apoio do governo a revitalizar a atividade social e comercial. O Federal Reserve (Fed) também disse nesta semana que continuará com medidas de política destinadas a apoiar a economia, com a compra mensal de títulos no mercado.
A real dimensão do avanço da economia neste ano será palpável a partir da próxima semana, com o início da divulgação dos resultados corporativos do primeiro trimestre de 2021. Os relatórios das empresas também deve ditar o ritmo dos mercados nas próximas semanas.
O movimento também é misto na Europa, com Alemanha e França, as duas maiores economias da zona do euro, observando quedas inesperadas na produção industrial em fevereiro, sugerindo os impactos das restrições do novo coronavírus (Covid-19) na região.
No mercado local, o Ibovespa futuro abriu em queda de 0,49%, com os investidores repercutindo a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e os movimentos em Brasília, com o Orçamento público ainda incerto.
S&P 500 e os mercados internacionais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h14:
- S&P 500 futuro: +0,06%
- Nasdaq futuro: -0,22%
- DAX 30 (Alemanha): +0,11%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,27%
- Euro Stoxx 50: +0,01%
- SSE Composite (Xangai): -0,92%
- Nikkei 225 (Japão): +0,20%
O trimestre iniciou no azul para a maior parte dos mercados mundiais, mas com os investidores ainda atentos às pressões inflacionárias nos Estados Unidos. O S&P 500 e as bolsas internacionais também observam o desdobramento dos novos pacotes de estímulos do presidente Joe Biden.