S&P 500 abre semana entre ganhos e perdas, com tecnologia em baixa e commodities em alta
O S&P 500 opera de forma estável no mercado futuro na manhã desta segunda-feira (10), pressionado por ações de empresas de tecnologia. As companhias que compõem a Nasdaq deram início à semana de forma negativa, com a percepção de continuidade de estímulos monetários e inflação.
Por volta das 8h05, o S&P 500 avançava 0,09%, para 4.228,88 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,26%, a 13.673,50 pontos. Com o payroll da última semana ficando muito abaixo das estimativas do mercado, os investidores entendem que o governo norte-americano deva intensificar os estímulos para a retomada da economia e geração de empregos.
Isso aconteceria em um momento de forte ciclo de alta das commodities. O minério de ferro opera em alta de 8% na Bolsa de Dalian, na China, com a tonelada cotada a mais de US$ 230. A matéria-prima avança em um contexto de massivos investimentos em infraestrutura e tensões geopolíticas.
Isso pode fazer com que preços em economias locais sejam elevados, retomando o cabo de guerra entre o Federal Reserve (Fed) e o mercado, que entende que o BC estadunidense deve ser pressionado a elevar as taxas de juros mais cedo ou mais tarde.
No entanto, as Treasuries de 10 anos negociam em baixa nesta manhã, cotadas a 1,57%. Vale lembrar que no auge da percepção de inflação nos Estados Unidos e, consequentemente, pressão sobre as ações de tecnologia, os papéis públicos chegaram próximos a 1,8%, há cerca de dois meses.
Ainda no mercado de commodities, os preços do petróleo chamam atenção após a paralisação de um oleoduto nos Estados Unidos, o mais importante da costa leste do país. Segundo a Bloomberg, o preço da gasolina pode atingir a máxima em sete anos em função do ocorrido, causado por um ataque cibernético.
Fornecedores têm se mexido para evitar a escassez no mercado, buscando alternativas para a distribuição e armazenamento de gasolina. O oleoduto está paralisado desde a última sexta-feira (7). A interrupção gera temor por vir próxima ao início do verão, em alta temporada.
“A semana é importante com a expectativa por dados de inflação e indústria nos Estados Unidos e China, embora a agenda nesta segunda esteja vazia”, lembra o economista Roberto Padovani, do Banco BV.
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h25:
- S&P 500 futuro: +0,07%
- Nasdaq futuro: -0,36%
- DAX 30 (Alemanha): -0,18%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,04%
- Euro Stoxx 50: -0,38%
- SSE Composite (Xangai): +0,27% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,55% (fechada)
As bolsas mundiais abriram este mês de forma positiva, dando continuidade aos ganhos do trimestre. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos novos pacotes de estímulos do presidente Joe Biden e o impacto da pandemia no mundo.