O S&P 500 opera em leve queda no mercado futuro na manhã desta quarta-feira (4), com os investidores esperando dados econômicos para definir um sentido aos mercados. Novas informações são utilizadas como pistas para a tendência de retomada da atividade nos Estados Unidos.
Por volta das 9h20, o S&P 500 caía 0,23%, para 4.413,60 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,03%, para 15.066,50 pontos. O rendimento das Treasuries de 10 anos, por outro lado, recua levemente para 1,162%, de 1,174% na véspera, mostrando uma demanda um pouco maior pela segurnaça dos títulos estadunidenses.
A criação de novos empregos privados atingiu 330 mil em julho nos Estados Unidos, enquanto a expectativa era por 695 mil.
Isso mostra aos investidores que a economia ainda possui um grande caminho a trilhar, dado que a taxa de desemprego no país hoje é de aproximadamente 5,8%, enquanto antes da pandemia era de menos de 3,5%.
Recentemente, integrantes do Federal Reserve (Fed) disseram que o desempenho do mercado de trabalho nos próximos meses é a chave para o entendimento do rumo da economia, além de um balizador para o corte, ou não, dos estímulos monetários.
Mais tarde, às 11h (horário de Brasília), será divulgado o PMI de serviços em julho nos Estados Unidos. Especialistas esperam que os dados mostrem um avnaço à medida que o país passaram a concentrar seus gastos em atividades pessoais após a vacinação em massa e queda das restrições à mobilidade.
Na Europa, os mercado também estão positivos, com a divulgação de informações sobre vendas no varejo. A Ásia também fechou majoritariamente em alta nesta madrugada.
“Indicadores econômicos na China foram lidos com bons olhos, impulsionando os mercados asiáticos, embora preocupações com a pandemia ainda estejam sobre o Japão”, diz Roberto Padovani, economista do Banco BV.
S&P 500 e as bolsas internacionais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h29:
- S&P 500: -0,32%
- Nasdaq: -0,16%
- DAX 30 (Alemanha): +0,47%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,21%
- Euro Stoxx 50: +0,36%
- SSE Composite (Xangai): +0,85% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,21% (fechada)
O pontapé inicial dos mercados em agosto majoritariamente positivo, mas com as inteferências governamentais da China nos negócios locais ainda sob o radar. Ademais, o S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a recuperação econômica global.