O mercado futuro norte-americano opera em leve alta na manhã desta quarta-feira (23), à espera de dados dos setores de serviços e manufatura. Após uma sequência negativa, o S&P 500 acumula uma alta de 2% nos últimos dois pregões e está próximo de renovar sua máxima histórica.
Por volta das 7h25, o S&P 500 subia 0,10%, para 4.240,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,15%, a 14.279,25 pontos. Na véspera, a Bolsa de tecnologia norte-americana fechou o dia em seu maior patamar na história, mostrando a força das big techs mesmo em meio à expectativa por alta da taxa de juros.
Os mercados se estabilizam nesta semana após o Federal Reserve (Fed) assustar os investidores com um tom mais pessimista na última semana.
As empresas ligadas ao setor bancário e utilities recuaram desde a semana passada, após um período de alta com expectativas maiores sobre a inflação. A retomada econômica também chama atenção pela disparada do petróleo, com o barril do tipo Brent negociado próximo dos US$ 75.
Ontem, o presidente da autoridade monetária central do país, Jerome Powell, disse que tem certo “nível de confiança” de que a inflação irá recuar, reafirmando a ideia de que o aperto monetário do Fed ainda está distante por alguns meses.
Às 11h45 (horário de Brasília), será divulgado o PMI de empresas de serviços e manufatura. De acordo com especialistas ouvidos pelo FactSet, a economia deve continuar em tendência de forte crescimento em junho. Dados sobre a venda de novas casas serão liberados às 12h.
Na próxima quinta-feira (24), o Fed divulgará os resultados dos testes de estresse nos maiores bancos do país. No mesmo dia, o Banco da Inglaterra decidirá sobre o rumo da taxa de juros britânica.
“O que temos hoje pela manhã é um dia calmo nos mercados globais”, diz Roberto Padovani, economista do Banco BV. “A exceção da Inglaterra, a leitura de dados econômicos é positiva. Os investidores ainda surfam a tendência de estímulos monetários no curto prazo.”
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 7h35:
- S&P 500 futuro: +0,51%
- Nasdaq futuro: +0,79%
- DAX 30 (Alemanha): -0,51%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,29%
- Euro Stoxx 50: -0,52%
- SSE Composite (Xangai): +0,25% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,03% (fechada)
Os mercados internacionais operam de forma estável no mês, próximos de suas máximas históricas, majoritariamente. O S&P 500 e as bolsas mundias, todavia, digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a recuperação econômica no pós-pandemia.