Com o mercado digerindo a posição do Federal Reserve (Fed) sobre os próximos passos da política monetária, o S&P 500 abriu esta quinta-feira (17) com o mercado futuro em queda. O dólar é fortalecido, enquanto as Treasuries de 10 anos sobem a 1,574%.
Por volta das 9h40, o S&P 500 caía 0,36%, para 4.197,88 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,46%, a 13.907,25 pontos. O índice DXY, também chamado de índice do dólar, que mede a força da divisa norte-americana frente a uma cesta de moedas, avança para US$ 91,72, o maior patamar dos últimos 12 meses.
O apetite por risco dos investidores estão em xeque após o Fed dar indícios de que pode elevar a taxa de juros antes do esperado. Os formuladores da política monetária estadunidense mantiveram, ontem, a taxa de juros básica entre 0% e 0,25%, mas disseram que podem voltar a elevá-la até o fim de 2023.
A decisão pela manutenção da taxa de juros foi unânime entre os integrantes do Federal Open Market Committee (Fomc).
O presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu os riscos da inflação no país e afimrou que as autoridades começaram uma discussão sobre a redução das compras de títulos, atualmente em US$ 120 bilhões mensais. A posição marcou um ponto de atenção aos investidores, uma vez que o Fed se mostrava dovish até então.
Há pouco, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos informou que os pedidos de seguro-desemprego somaram 412 mil na semana encerrada no último sábado (12). Esse foi o primeiro aumento em relação à semana imediatamente anterior desde abril.
“Os mercados internacionais ainda repercutem as informações do Fed, com uma agenda econômica fraca nesta manhã”, diz o economista do Banco BV, Roberto Padovani. “Na Europa, especificamente, as bolsas corrigem os preços, pois fecharam na véspera antes das informações norte-americanas. Como um todo, o dia é de busca por proteção.”
Entre hoje e amanhã, Suíça, Noruega e Japão decidirão os rumos da política monetária local.
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h54:
- S&P 500 futuro: -0,32%
- Nasdaq futuro: -0,44%
- DAX 30 (Alemanha): +0,03%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,52%
- Euro Stoxx 50: -0,18%
- SSE Composite (Xangai): +0,21% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,93% (fechada)
Os mercados operam em junho de forma estável, muito próximos de suas máximas históricas, majoritariamente. O S&P 500 e os mercados internacionais, entretanto, digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a recuperação econômica em meio à pandemia.
Notícias Relacionadas