O S&P 500 opera entre ganhos e perdas à espera de novos dados sobre o mercado de trabalho norte-americano. Após fechar em queda na véspera, os investidores aguardam um novo posicionamento do Federal Reserve (Fed) sobre a política monetária do país.
Por volta das 8h, o S&P 500 avançava 0,07%, para 4.194,00 pontos. A Nasdaq, por sua vez, subia 0,15%, a 13.548,75 pontos. O avanço do mercado de trabalho em maio deve influenciar os próximos passos do Fed sobre a redução das políticas de dinheiro abundante no mercado.
Integrantes do BC norte-americano já disseram que a criação de empregos é o principal ponto a ser observado sobre a necessidade de apoio da economia. Os dados serão divulgados às 10h30 (horário de Brasília).
Segundo Roberto Padovani, economista do Banco BV, a expectativa é que tenham sido criadas 700 mil postos de trabalho no mês passado. “Isso pode trazer uma perspectiva de retomada econômica forte nos Estados Unidos e no mundo, além de reforçar a ideia da pressão inflacionária.”
O Fed também já indicou que passará a se desfazer de algumas compras de títulos e ETFs corporativos, realizadas desde o ano passado. Os papéis foram adquiridos pelo órgão governamental através do veículo “Secondary Market Corporate Credit Facility”.
Segundo dados do dia 30 de abril, US$ 5,21 bilhões em títulos de companhias como Walmart e Visa estavam em posse do Fed por meio desta ferramenta. O veículo ainda tinha US$ 8,56 bilhões adicionais em cotas de ETFs, com portfólios de dívida corporativa.
Segundo o The Wall Street Journal, um integrante do BC já afirmou que as vendas serão realizadas a partir do fim de 2021, com os retornos líquidos enviados ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Por mais que não haja relação com o quantitative easing (QE), a iniciativa demonstra que o Fed está dando sinais de aperto monetário, como já foi dito.
O dia também é negativo para as criptmoedas. O Bitcoin recua mais de 6% nas últimas 24 horas após o CEO da Tesla, Elon Musk, publicar no Twitter um emoji de coração partido, escrevendo “#Bitcoin”. O Dogecoin também cai quase 10%.
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h20:
- S&P 500 futuro: +0,10%
- Nasdaq futuro: +0,19%
- DAX 30 (Alemanha): +0,05%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,09%
- Euro Stoxx 50: +0,03%
- SSE Composite (Xangai): +0,21% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,40% (fechada)
Os mercados abrem junho de forma estável, buscando dar continuidade aos ganhos dos últimos quatro meses. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos gastos do governo estadunidense e a recuperação econômica em meio à pandemia.