S&P 500 futuro procura quebrar sequência negativa e avança 0,5%
Após quatro pregões consecutivos em queda, o S&P 500 volta a subir no mercado futuro da manhã desta sexta-feira (10). A expectativa é pela redução das tensões entre Estados Unidos e China no comércio internacional, ao passo que o mercado de commodities passa por alta volatilidade.
Por volta das 9h, o S&P 500 avançava 0,43%, para 4.512,40 pontos. A Nasdaq, por sua vez, também subia 0,43%, para 15.628,60 pontos.
O mês de setembro tem sido marcado por alta volatilidade, após os mercados se destacarem positivamente durante quase todo o verão.
Na visão da maior parte dos investidores, a instabilidade diz respeito a uma série de acontecimentos, como o entendimento de que a retirada dos estímulos por parte do Federal Reserve (Fed) está cada vez mais próxima.
Um novo surto da variante Delta da Covid-19 ainda está sendo monitorado, com a dificuldade no avança da vacinação norte-americana. Um novo pico de infecções pelo novo coronavírus pode acentuar a desaceleração global e, consequentemente, trazer incerteza sobre as empresas, com observado no ano passado.
Nesse sentido, o presidente Joe Biden pretende ordenar que todos os empregadores com 100 ou mais funcionários tenham de exigir que seus trabalhadores sejam vacinados ou submetidos a testes semanais, como um novo plano para conter a propagação do vírus.
No mercado de commodities, chama atenção dos investidores o plano da China em vender reservas de petróleo estratégicas, com o intuito de reduzir a instabilidade dos preços da commodity e garantir a segurança energética do país.
Segundo Roberto Padovani, economista do Banco BV, o movimento dos mercados hoje tem mais do mesmo. “Nas últimas semanas, os investidores não têm tido muitas informações, então a direção fica difusa. Hoje, acontece o mesmo, embora o viés seja positivo.”
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h15:
- S&P 500: +0,46%
- Nasdaq: +0,48%
- DAX 30 (Alemanha): +0,39%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,38%
- Euro Stoxx 50: +0,42%
- SSE Composite (Xangai): +0,27% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +1,25% (fechada)
Os mercados internacionais figuram em setembro com alta volatilidade, com as preocupações que rondam o âmbito econômico. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.