O S&P 500 opera, mais uma vez, em queda no mercado futuro na manhã desta terça-feira (17). Na véspera, a tendência era a mesma, mas o mercado virou a mão com dados corporativos positivos e o maior índice acionário do país encerrou o dia em sua 49ª máxima histórica do ano. Hoje, as atenções ficam sobre a economia.
Por volta das 8h50, o S&P 500 caía 0,44%, para 4.459,50 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,35%, para 15.087,90 pontos. Em um ritmo de procura por segurança, o rendimento das Treasuries de 10 anos nos Estados Unidos recua 3,29%, para 1,227%. Esse é o quarto dia consecutivo de baixa.
A leitura de dados sobre venda no varejo e produção industrial em julho será divulgada hoje e os investidores esperam novas pistas sobre a resiliência norte-americana nessa tentativa de reabertura completa das atividades.
De acordo com o jornal The Wall Street Journal, entretanto, espera-se que o varejo tenha recuado levemente no mês passado.
Gargalos na cadeia de suprimentos no segmento de automóveis, que tem grande relevância no varejo e representa um alto número de postos de trabalho, ainda devem impactar os resultados.
Enquanto isso, na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre avançou 2% frente ao resultado do primeiro trimestre deste ano. A expectativa consensual dos investidores era por um avanço menor, próximo da estabilidade.
Ademais, segundo o Eurostat, o número de pessoas empregadas na zona do euro aumentou 0,5% no segundo trimestre, após recuar 0,2% no período entre janeiro e março deste ano. Na comaparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 1,8%.
“Além de cautela com os dados de varejo nos Estados Unidos, o pano de fundo é o mesmo nos mercados internacionais. Existe uma preocupação com desaceleração global, após os dados econômicos da China”, comenta Roberto Padovani, do Banco BV.
Ele também ressalta o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), marcado para esta tarde.
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h05:
- S&P 500: -0,45%
- Nasdaq: -0,38%
- DAX 30 (Alemanha): -0,18%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,21%
- Euro Stoxx 50: -0,33%
- SSE Composite (Xangai): -2% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,36% (fechada)
Agosto segue de uma forma majoritariamente positiva para os investidores, mas com o andamento da economia chinesa no radar. Ademais, o S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a recuperação econômica global.