O S&P 500 opera em alta no mercado futuro desta quinta-feira (15), indicando que o índice caminha para renovar sua máxima histórica após o sino de abertura tocar. Os investidores aguardam novos dados econômicos e a enxurrada de resultados corporativos do primeiro trimestre.
Por volta das 7h55, o S&P 500 avançava 0,49%, a 4.138,12 pontos. A Nasdaq, por sua vez, subia 0,64%, para 13.887,25 pontos. O pontapé inicial da temporada de resultados do período entre janeiro e março deste ano foi dado por JP Morgan e Goldman Sachs na última quarta-feira (14), reforçando a tese de forte recuperação econômica dos Estados Unidos neste ano.
As instituições reportaram lucros recordes, impulsionadas — sobretudo o JP — por reversão das provisões realizadas no ano passado, face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Hoje, o mercado digere os resultados de Bank of America, UnitedHealth Group e outras grandes empresas.
Os dados econômicos desta quinta se referem aos pedidos de seguro-desemprego da semana encerrada no último sábado (10) e as vendas no varejo. Vale ressaltar que a renda familiar recentemente foi estimulada pelos cheques de US$ 1.400 enviados pelo governo de Joe Biden.
O patamar do nível de desemprego nos Estados Unidos é fator essencial para a manutenção dos estímulos realizados pelo Federal Reserve (Fed). O presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, disse que o BC continuará com as compras de US$ 120 bilhões mensais de títulos até que o emprego volte ao patamar pré-pandemia e a inflação atinja 2%.
No que se refere às taxas de juros, Powell voltou a dizer, junto à divulgação do livro bege pelo Fed, que devem permanecer zeradas até ao menos 2023. As Treasuries de 10 anos recuam nesta manhã, para 1,620%, de 1,637% na quarta.
No front internacional, o rublo russo caiu após Biden dizer que está prestes a tomar medidas contra indivíduos e entidades russas em retaliação por suposta má conduta relacionada ao hack da SolarWinds e à eleição norte-americana.
O Bitcoin recua cerca de 3%, corrigindo a alta da última semana. A Coinbase avança 11% no mercado futuro, após grandes fundos de investimento dos Estados Unidos comprarem os papéis da companhia depois da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) bem sucedida.
S&P 500 e os mercados internacionais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h07:
- S&P 500 futuro: +0,48%
- Nasdaq futuro: +0,66%
- DAX 30 (Alemanha): +0,36%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,38%
- Euro Stoxx 50: +0,33%
- SSE Composite (Xangai): -0,52%
- Nikkei 225 (Japão): +0,07%
O trimestre iniciou de forma positiva para a maior parte dos mercados mundiais, com os investidores precificando uma forte retomada da economia. O S&P 500 e as bolsas internacionais também observam o desdobramento dos novos pacotes de estímulos do presidente Joe Biden.