O S&P 500 opera em queda na manhã desta quinta-feira (27), antes de uma enxurrada de dados econômicos que serão divulgados. Mesmo assim, o índice acionário mantém um viés positivo nesta semana, com uma alta de quase 1%, procurando reverter a sequência de duas semanas consecutivas no vermelho.
Por volta das 8h30, o S&P 500 recuava 0,18%, para 4.185,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, caía 0,37%, a 13.649,62 pontos. Hoje será divulgada a segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano.
De acordo com a mediana das projeções compiladas pela Refinitiv, a economia norte-americana deve ter crescido 6,4% entre janeiro e março deste ano, a mesma leitura da primeira estimativa.
Por mais que seja um dado ultrapassado, uma vez que se refere à atividade de meses atrás, dará um norte sobre o cenário da recuperação econômica do país. Os investidores tem apostado em uma forte retomada da economia, com a reabertura do comércio e aceleração da vacinação.
Isso também traz projeções sobre o aumento da inflação, que tem preocupado o mercado nas últimas semanas. O Federal Reserve (Fed) assumiu que os índices inflacionários subiram rapidamente, mas que estão sobre controle e são resultados transitórios.
O BC norte-americano deu a entender que deve manter a política monetária acomodatícia nos próximos meses, embora uma paralisação das compras de títulos, na ordem de US$ 120 bilhões mensais, deve começar a ser discutida.
O sentimento da recuperação econômica também dará pistas com a divulgação, pelo Departamento do Trabalho, dos pedidos de seguro-desemprego na semana encerrada no último sábado (22). Especialistas projetam outra queda para uma nova mínima desde a chegada da pandemia, com a contínua melhora do mercado de trabalho.
Às 10h30 (horário de Brasília), também será divulgado o número de pedidos de bens duráveis em abril. A expectativa é de alta, refletindo a forte demanda por eletrodomésticos, veículos e outros bens de fábrica.
“O sentido dos mercados nesta manhã não tem direção definida, sendo muito sensíveis aos dados do dia”, afirma Roberto Padovani, economista do Banco BV. “Os dados de confiança do consumidor na Alemanha foram positivos, mas os investidores mantêm certa cautela. Os mercados têm comporamento misto.”
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h50:
- S&P 500 futuro: -0,18%
- Nasdaq futuro: -0,40%
- DAX 30 (Alemanha): -0,28%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,23%
- Euro Stoxx 50: +0,17%
- SSE Composite (Xangai): +0,43% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,33% (fechada)
Após iniciarem o mês de forma positiva, as bolsas mundiais sofreram com a forte volatilidade nas últimas semanas. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos novos estímulos monetários do presidente Joe Biden e o impactos da pandemia no mundo.