O S&P 500 opera em alta na manhã desta segunda-feira (3), abrindo o mês de forma positiva antes da divulgação de dados da indústria norte-americana. Os investidores aguardam novas informações sobre a recuperação econômica do país.
Por volta das 10h15, o S&P 500 subia 0,49%, a 4.195,12 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,43%, para 13.909,88 pontos, após fecharem abril com o melhor mês desde novembro de 2020. A leitura na abertura desta semana é de que o crescimento econômico tem superado o avanço da pandemia em alguns lugares, como Índia e Brasil.
Os balanços corporativos dão esse tom positivo, com as big techs apresentando forte crescimento após os bancos terem aberto a temporada de balanços prevendo uma maior concessão de crédito a partir do segundo trimestre deste ano.
Indicadores do setor manufatureiro dos Estados Unidos em abril serão divulgados, às 11h (horário de Brasília). É esperado um forte expansão, assim como foi observado na zona do euro, com Alemanha, França, Espanha, Suíça e Inglaterra, no mês passado.
O PNI da zona industrial europeia veio 62,9%, patamar expressivo que mostra a recuperação acentuada no continente. “O processo de vacinação por lá também tem avançado. Verão europeu chega em breve, o que promete ajudar muitos países que dependem do turismo”, diz Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.
Os investidores também permanecerão atentos ao período da tarde, quando o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, falará em uma conferência virtual às 15h20. Investidores buscam por mais pistas sobre a economia e política monetária do país, mesmo após a reunião da última semana que manteve a taxa de juros refencial zerada.
O mercado também observa de perto como os legisladores se portam frente ao plano de US$ 4 trilhões do presidente Joe Biden para estimular a economia da retomada no pós-pandemia. Biden planeja se encontrar com líderes do Congresso na Casa Branca no dia 12 de maio.
O barril petróleo tipo Brent sobe 0,25%, para US$ 66,93. As Treasuries de 10 anos, por sua vez, caem 0,42 ponto percentual, para 1,62%, após terem atingido quase 1,8% há cerca de um mês.
S&P 500 e as Bolsas internacionais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 10h20:
- S&P 500 futuro: +0,49%
- Nasdaq futuro: +0,43%
- DAX 30 (Alemanha): +0,73%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,12%
- Euro Stoxx 50: +0,65%
- SSE Composite (Xangai): (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): (fechada)
As bolsas mundiais abriram maio de forma positiva, dando continuidade aos ganhos do trimestre. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos novos pacotes de estímulos do presidente Joe Biden e o impacto da pandemia no mundo.