S&P 500 volta a subir antes de dados sobre desemprego; Nasdaq amplia máxima
O S&P 500 opera em alta na manhã desta quinta-feira (2), refletindo o bom momento do mercado acionário norte-americano, mesmo em meio aos indicadores de desaceleração econômica mundo afora.
Por volta das 8h29, o S&P 500 subia 0,15% para, 4.530,70 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,13%, para 15.647,50 pontos. Ontem, o índice de empresas ligadas à tecnologia dos Estados Unidos bateu sua máxima histórica mais uma vez.
Nesta semana, as principais empresas do país subiram com a perspectiva de fortes ganhos corporativos e a visão de que as taxas de juros podem se manter baixas por um longo período de tempo, uma vez que indicadores mostram desaceleração.
Na próxima sexta-feira (3), o Departamento do Trabalho divulgará o relatório de empregos de agosto, o que deve dar novas pistas sobre a ideia do Federal Reserve (Fed) acerca das compras de títulos, hoje na ordem de US$ 120 bilhões mensais.
Às 10h30 (horário de Brasília) será divulgado o número de pedidos de seguro desemprego na semana encerrada no último sábado (28). Constantemente, o BC norte-americano tem sinalizado que a recuperação do mercado de trabalho é um fato de peso em suas decisões de política monetária.
A balança comercial dos Estados Unidos em julho também será divulgada nesta manhã, e deve mostrar uma diminuição do déficit estadunidense, uma vez que a população local passou a gastar mais dinheiro com serviços ante bens, como no ano passado. Isso é reflexo da flexibilização das restrições de mobilidade, após o avanço da vacinação.
“O viés é positivo, mas os mercados operam sem muita força, com direção não definida. Existe uma onda de cautela antes de dados sobre o desemprego e falas dos integrantes do Fed, o que podem gerar mais volatilidade”, diz o economista do Banco BV, Roberto Padovani.
No mercado de commodities, o barril de petróleo Brent tem leve alta após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados decidiram continuar aumentando a produção da matéria-prima.
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 12h15:
- S&P 500: +0,16%
- Nasdaq: +0,66%
- DAX 30 (Alemanha): -0,13%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,38%
- Euro Stoxx 50: +0,75%
- SSE Composite (Xangai): +0,65% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +1,29% (fechada)
Os mercados internacionais iniciam setembro com o mesmo otimismo das últimas semanas, a despeito das preocupações que rondam o âmbito econômico. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.