O S&P 500 opera em alta na manhã desta sexta-feira (2), antes da divulgação de dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. O maior índice acionário norte-americano caminha para encerrar a semana em alta de pouco mais de 1%.
Por volta das 8h55, o S&P 500 subia 0,11%, para 4.315,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,32%, a 14.598,50 pontos, na contramão da véspera, quando as ações de tecnologia impediram um melhor desempenho do mercado.
A geração de empregos tem sido um importante ponto de observação entre os agentes do mercado nos últimos meses, enquanto avaliam o desempenho da economia no pós-pandemia.
O ritmo de contratações tem ligação direta com o entendimento do Federal Reserve (Fed) sobre a política monetária norte-americana. A tato acomodatício da autoridade monetária central do país depende justamente da retomada de emprego e renda.
Segundo o The Wall Street Journal, economistas esperam que tenham sido criados 706 mil empregos no mês passado. Caso o número venha mais forte o que o previsto, os investidores podem precificar uma antecipação do aperto monetário pelo BC.
Nesse sentido, as ações de tecnologia e alto crescimento podem ser as mais impactadas, uma vez que o excesso de liquidez em um ambiente de taxa de juros zerada é benéfico. O contrário, como tem sido estimado para os próximos meses, tende a ser prejudicial.
“Com a inclinação mais hawkish de vários membros do Fed, um resultado surpreendentemente positivo pode intensificar as perspectivas de ajustes do balanço do BC e nas projeções de elevação da taxa de juros”, comentou a Ativa Investimentos.
Esta sexta também marca um discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, sobre a retomada do Velho Continete. Dados econômicos divulgados nesta semana ficaram acima das expectativas, mas variantes do novo coronavírus ameaçam os países.
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h06:
- S&P 500 futuro: +0,10%
- Nasdaq futuro: +0,37%
- DAX 30 (Alemanha): +0,38%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,10%
- Euro Stoxx 50: +0,18%
- SSE Composite (Xangai): -1,95% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,27% (fechada)
Os mercados internacionais abriram julho de forma positiva, ignorando as preocupações com novas variantes do coronavírus. O S&P 500 e as bolsas mundias, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a recuperação econômica no pós-pandemia.
Notícias Relacionadas